Cuidado Parental Igualitário: revisão de literatura e construção conceitual

Autores

  • Carine Valéria Mendes Santos Universidade de São Paulo
  • Nathalia Teixeira Caldas Campana Universidade de São Paulo
  • Isabel Cristina Gomes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35311

Palavras-chave:

Parentalidade, Família, Relações igualitárias, Relações de gênero, Psicologia

Resumo

Esta revisão de literatura tem o objetivo de, por meio do levantamento da produção científica nacional e internacional dos últimos cinco anos, discutir a construção do conceitocuidado parental igualitário, enquanto representação de uma nova dinâmica de funcionamento da relação pais/filhos(as) na contemporaneidade, priorizando o enfoque da Psicologia. Os resultados serão apresentados em função da distribuição da produção por: áreas de estudo, metodologias utilizadas, incidência mundial e incidência nacional. O corpus de análise foi aprofundado em torno das categorias: pressupostos para um ideal igualitário de família; parentalidade contemporânea; parentalidade versus trabalho versus carreira profissional; e cuidado parental igualitário. Conclui-se que o cuidado parental igualitário constitui uma tendência na construção da parentalidade contemporânea que demanda maiores investigações em contextos diversificados.

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Biografia do Autor

Carine Valéria Mendes Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Nathalia Teixeira Caldas Campana, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Isabel Cristina Gomes, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo  

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Publicado

2019-03-08

Como Citar

Santos, C. V. M., Campana, N. T. C., & Gomes, I. C. (2019). Cuidado Parental Igualitário: revisão de literatura e construção conceitual. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35311

Edição

Seção

Estudos Empíricos