Relato de Experiência Docente: A Primeira Disciplina no Brasil sobre a Prática da Psicologia Baseada em Evidências Ministrada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Autores

  • Tamara Melnik Universidade Federal de São Paulo
  • Sonia Beatriz Meyer Universidade de São Paulo
  • Maria Imaculada Cardoso Sampaio Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e35418

Palavras-chave:

Psicologia baseada em evidências, Revisão sistemática, Formação do psicólogo

Resumo

Este artigo relata a experiência de ensino da primeira disciplina no Brasil sobre a Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE), oferecida pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O curso instruiu os alunos sobre os conceitos da PPBE, fontes de evidências primárias e secundárias, adequação da pergunta de pesquisa ao delineamento, delineamento experimental de caso único, estudos observacionais, ensaios clínicos randomizados e sobre a execução de revisões sistemáticas, com ou sem metanálise. É importante destacar que o desenvolvimento da disciplina oportunizou a reflexão sobre a importância da PPBE no âmbito clínico, acadêmico, institucional e na gestão de políticas públicas na saúde mental. Recomenda-se a inserção da disciplina na grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação na área da Psicologia.

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Biografia do Autor

Tamara Melnik, Universidade Federal de São Paulo

Professora Orientadora do Programa de Saúde Baseada em Evidências UNIFESP e Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil

Sonia Beatriz Meyer, Universidade de São Paulo

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

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Publicado

2019-02-27

Como Citar

Melnik, T., Meyer, S. B., & Sampaio, M. I. C. (2019). Relato de Experiência Docente: A Primeira Disciplina no Brasil sobre a Prática da Psicologia Baseada em Evidências Ministrada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35418

Edição

Seção

Relato de Experiência Profissional