Representações Sociais e Julgamentos Morais de Estudantes Universitários sobre Linchamentos

Autores

  • Maria Edna Silva de Alexandre Universidade Federal da Paraíba
  • Lilian Kelly de Sousa Galvão Universidade Federal de Campina Grande
  • Anderson Scardua Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3554

Palavras-chave:

Linchamentos, Representações sociais, Julgamento moral, Atitudes

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre as representações sociais e o julgamento moral acerca do linchamento e identificar as atitudes de estudantes de Psicologia e de Ciências Exatas sobre esta prática. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, realizada com 122 participantes que responderam a um questionário semiestruturado e justificaram suas atitudes diante de um dilema moral. A análise envolveu a análise de conteúdo temática, a estatística descritiva e testes de associação entre variáveis. Os resultados indicaram diferentes formas de representar o linchamento, associadas aos princípios de cada nível de desenvolvimento moral utilizado pelos participantes. De um modo geral, os grupos pesquisados demonstraram uma atitude desfavorável à prática do linchamento, sendo que, entre os favoráveis, predominaram os estudantes de Ciências Exatas.

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Biografia do Autor

Maria Edna Silva de Alexandre, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Psicologia Social

Lilian Kelly de Sousa Galvão, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Unidade Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande.

Anderson Scardua, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Unidade Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande.  

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Publicado

2019-02-24

Como Citar

Alexandre, M. E. S. de, Galvão, L. K. de S., & Scardua, A. (2019). Representações Sociais e Julgamentos Morais de Estudantes Universitários sobre Linchamentos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3554

Edição

Seção

Estudos Empíricos