Entrevista Motivacional para Estudantes da Área da Saúde: Resultados de um Treinamento

Autores

  • Fernanda Pasquoto de Souza Universidade Luterana do Brasil
  • Elisabeth Meyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Margareth da Silva Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3552

Palavras-chave:

Estudantes de graduação, Entrevista motivacional, Treinamento, Cursos da saúde

Resumo

Este estudo procurou avaliar a efetividade de um treinamento em Entrevista Motivacional (EM) para estudantes do último ano de diferentes cursos na área da saúde. Usando um delineamento pré e pós-teste quase-experimental, 60 estudantes receberam um treinamento de oito horas de habilidades básicas da Entrevista Motivacional. As habilidades foram avaliadas por meio de uma vinheta clínica, das Réguas de Confiança e Importância e do Questionário de Resposta Útil, codificado utilizando o Motivational Interviewing Skill Code. O treinamento foi associado com melhora no uso das habilidades básicas da Entrevista Motivacional. Os alunos também aumentaram a percepção da importância em utilizar essas habilidades com os pacientes, mesmo com um treinamento breve.

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Biografia do Autor

Fernanda Pasquoto de Souza, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, Entrevista Motivacional, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno obsessivo-compulsivo, trabalho em equipe, terapia cognitivo comportamental em grupo e tradução e validação de escalas.

Elisabeth Meyer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Terapia Ocupacional pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Psiquiatria pela mesma Instituição (2009). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, desde 2001 (UFRGS) e treinamento avançado em Terapia Cognitiva no Beck Institute (Pensilvânia, EUA). Ministra aulas, em diferentes cursos de pós-graduação, na área do Transtorno Alimentar e Reeducação Alimentar. Possui formação em técnicas avançadas de Entrevista Motivacional com treinamento em Albuquerque (EUA) com William Miller e Theresa Moyers. Participa como palestrante de eventos e cursos que abordam a Entrevista Motivacional, Estágios de Mudança e o Mapeamento Cognitivo.

Margareth da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUC/RS

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado na University of Maryland Baltimore County (UMBC-USA) em 2008. Atualmente é pesquisadora Produtividade CNPq-1D, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Tratamento em Psicoterapia Cognitiva e Comportamental.Coordenadora do LABICO (laboratório de Intervenções Cognitivas). Coordenadora do curso de especialização em Terapia cognitivo-comportamental-modalidade a distância da PUCRS. Participante do Grupo de Trabalho " Pesquisa Básica e Aplicada em uma perspectiva Cognitivo-comportamental " na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Sócia- fundadora da FBTC ( Federação Brasileira de Terapias Cognitivas).Membro da Diretiva da ALAPCO (Associação Latimo-Americana de Psicoterapias Cognitivas (2012-215). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação e Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Validação de Instrumentos, Dependência Química, Síndrome Metabólica, Entrevista Motivacional, Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia de Esquemas, Habilidades Sociais, Terapia Cognitivo-Comportamental.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

Souza, F. P. de, Meyer, E., & Oliveira, M. da S. (2019). Entrevista Motivacional para Estudantes da Área da Saúde: Resultados de um Treinamento. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3552

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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