Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para Atuação Profissional

Autores

  • Raizel Rechtman Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Mercês Bahia Bock Pontifícia Universidade Católica SP

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3551

Palavras-chave:

Formação, Psicologia, Realidade brasileira, Educação

Resumo

Esta pesquisa objetivou verificar quais recursos foram percebidos pelos alunos do último ano de psicologia, como facilitadores para atuação profissional com o que consideravam ser questões da realidade brasileira. Esse processo se desenvolveu a partir de um questionário composto por perguntas fechadas e abertas, disponibilizado via plataforma online. Os resultados permitiram concluir que há uma preocupação por parte dos estudantes com uma formação voltada para as questões sociais e que também há uma valorização significativa dos espaços já existentes no currículo que caminham nesta direção. Este estudo pretendeu contribuir com os debates sobre a formação em Psicologia, considerando as exigências para uma formação mais crítica e comprometida com as necessidades sociais brasileiras.

 

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Biografia do Autor

Raizel Rechtman, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Psicologia da Educação na PUC - SP. Graduação em Psicologia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2012.2). Soteropolitana, reside em São Paulo, interesse na área de Psicologia Social, Escolar e Educacional. Tem experiência em trabalhos voluntários e atuação junto à crianças e adolescentes.

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica SP

Psicóloga, possui graduação em Psicologia (1975), mestrado (1991) e doutorado (1997)em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora, autora ou co-autora. Particpa de comissões editoriais de várias revistas na área de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Coordena grupo de pesquisa: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões. Preside o Instituto Silvia Lane -Psicologia e Compromisso Social.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

Rechtman, R., & Bock, A. M. B. (2019). Formação do Psicólogo para a Realidade Brasileira: Identificando Recursos para Atuação Profissional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3551

Edição

Seção

Estudos Empíricos