Tarefa de Decodificação: Análise de Itens pela TRI e Normas Intragrupo

Autores

  • Patrícia Silva Lúcio Universidade Estadual de Londrina
  • Hugo Cogo Moreira Universidade Federal de São Paulo
  • Adriana de Souza Batista Kida Universidade Federal de São Paulo
  • Carolina Alvez Ferreira de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Ângela Maria Vieira Pinheiro = Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jair de Jesus Mari Universidade Federal de São Paulo
  • Clara Regina Brandão de Avila Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3437

Palavras-chave:

Decodificação, Teoria de Resposta ao Item, Português brasileiro, Quase-regular

Resumo

O estudo investiga o desempenho de uma amostra representativa de crianças (52,5% meninas) cursando do 2º ao 5º ano de escolas particulares e públicas (83,8%) de São Paulo (N = 747). As crianças leram em voz alta a Forma A da Prova de Leitura e de Escrita de Palavras (PLEP), constituída de 48 palavras de baixa frequência, apresentadas em um cartão. Os dados foram analisados utilizando modelos da Teoria de Resposta ao Item. Observaram-se altos índices de acurácia. Foram selecionados 24 itens, os quais apresentaram, em média, índices de discriminação e de dificuldade de baixos a moderados. Houve efeito de escolaridade, mas não de sexo ou tipo de escola. Normas em percentis foram reportadas para a versão reduzida da Forma A da PLEP. Os resultados condizem com estudos que utilizaram tarefas de decodificação de palavras no Brasil e atestam para o caráter quase-regular do idioma.

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Biografia do Autor

Hugo Cogo Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Professor do programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP

Adriana de Souza Batista Kida, Universidade Federal de São Paulo

Fonoaudióloga. Pós-doutora pela UNESP-Marília.

Carolina Alvez Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Fonoaudióloga. Doutora pela UNIFESP.

Ângela Maria Vieira Pinheiro =, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

Jair de Jesus Mari, Universidade Federal de São Paulo

Professor do programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP

Clara Regina Brandão de Avila, Universidade Federal de São Paulo

Professora do programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP  

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Publicado

2019-02-21

Como Citar

Lúcio, P. S., Moreira, H. C., Kida, A. de S. B., Carvalho, C. A. F. de, Pinheiro =, Ângela M. V., Mari, J. de J., & Avila, C. R. B. de. (2019). Tarefa de Decodificação: Análise de Itens pela TRI e Normas Intragrupo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3437

Edição

Seção

Estudos Empíricos