Sentimento de Pertencimento e Desenvolvimento da Moralidade na Escola

Autores

  • Claudia Regina Campanaro
  • Ana Archangelo
  • Tagiane Maria Rocha Luz
  • Isabela Angeli Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e372115

Resumo

O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um “espaço para o brincar” para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Ana Archangelo

http://orcid.org/0000-0003-0023-0503

Tagiane Maria Rocha Luz

http://orcid.org/0000-0003-4875-0831

Isabela Angeli Rodrigues

http://orcid.org/0000-0003-2232-2353

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Campanaro, C. R., Archangelo, A. ., Maria Rocha Luz, T., & Angeli Rodrigues, I. (2021). Sentimento de Pertencimento e Desenvolvimento da Moralidade na Escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372115

Edição

Seção

Estudos Empíricos