Inventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37545%20

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literatura

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em revisar sistematicamente as publicações brasileiras envolvendo o uso do instrumento Inventário Portage Operacionalizado (IPO) para medir o desenvolvimento de crianças de 0-6 anos. Com a metodologia PRISMA-P, as bases nacionais (Periódicos Capes, BVS-Psicologia, BVS- Bireme, Redalyc, Google Acadêmico) foram revistas no período de 2002 a 2016. Quarenta e dois estudos foram analisados quanto ao objetivo, procedimento, delineamento, resultados e limitações. Doze estudos se caracterizaram como descritivos, 14 correlacionais, e 16 envolveram avaliação com intervenção. A utilidade do IPO foi demonstrada pela descrição e avaliação de repertórios de 976 crianças com 19 diferentes síndromes e em sete condições de risco. É recomendado um maior rigor metodológico em estudos futuros com o IPO.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Aiello, A. L. R., & de Albuquerque Williams, L. C. (2021). Inventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão Sistemática. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37545

Edição

Seção

Revisão da Literatura