Inventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e37545%20Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Inventários, Revisão de literaturaResumo
O objetivo do presente estudo consiste em revisar sistematicamente as publicações brasileiras envolvendo o uso do instrumento Inventário Portage Operacionalizado (IPO) para medir o desenvolvimento de crianças de 0-6 anos. Com a metodologia PRISMA-P, as bases nacionais (Periódicos Capes, BVS-Psicologia, BVS- Bireme, Redalyc, Google Acadêmico) foram revistas no período de 2002 a 2016. Quarenta e dois estudos foram analisados quanto ao objetivo, procedimento, delineamento, resultados e limitações. Doze estudos se caracterizaram como descritivos, 14 correlacionais, e 16 envolveram avaliação com intervenção. A utilidade do IPO foi demonstrada pela descrição e avaliação de repertórios de 976 crianças com 19 diferentes síndromes e em sete condições de risco. É recomendado um maior rigor metodológico em estudos futuros com o IPO.
Downloads
Referências
Almeida, C. G. M., Rodrigues, O. M. P. R., & Salgado, M. H. (2012). Diferenças no desenvolvimento de meninos e meninas em condições de risco. Boletim de Psicologia, 62(136), 1-14. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432012000100002&lng=pt&tlng=pt
Almeida, M. M., & Formiga, C. K. M. R. (2010). Avaliação da motricidade ampla e fina na Síndrome de Williams: Relato de caso. Motriz: Revista de Educação Física, 16(4), 913-919. http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p913
Alves, A. P. V., Formiga, C. K. M. R., & Viana, F. P. (2011). Perfil e desenvolvimento de crianças com síndromes genéticas em tratamento multidisciplinar. Revista Neurociências, 19(2), 284-293. http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2011/RN1902/relato%20de%20caso%2019%2002/467%20relato%20de%20caso.pdf
Alves, A. P. V., Formiga, C. K. M. R., & Viana, F. P. (2012). Correlação entre as características do perfil e desenvolvimento sensório-motor de crianças com síndromes genéticas. Revista Eletrônica de Enfermagem, 14(2), 322-329. https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.10883
Andreucci, L. C. (2013). Psicomotricidade e resiliência em crianças brasileiras e portuguesas: Um estudo comparativo para a melhoria no ensino-aprendizagem ENT#091;Tese de doutorado, Universidade de AveiroENT#093;. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/1022
Anunciação, L. M. R. L., Costa, M. P. R., & Denari, F. E. (2015). Educação infantil e práticas pedagógicas para o aluno com Síndromede Down: O enfoque no desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Educação Especial, 21(2), 229-244. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000200005
Arvio, M., Hautamãki, J., & Tiilikka, P. (1993). Reliability and validity of the Portage assessment scale for clinical studies of mentally handicapped populations. Child: Care, Health and Development, 19(2), 89-98. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2214.1993.tb00716.x/epdf
Bluma, S., Shearer, M., Frohman, A., & Hilliard, J. (1976). Portage Guide to Early Education (Rev. Ed.). Cooperative Educational Service Agency 12.
Boyd, R. D., Stauber, K. A., & Bluma, S. (1977). Portage Parent Program: Instructor´s Manual Cooperative Educational Service Agency 12.
Branquinho, K. W., Amaral, L. E. F., Fagundes, R. R., & Formiga, C. K. M. R. (2014). Evolução do desenvolvimento de crianças com síndromes genéticas e mal formativas do sistema nervoso central. Revista Movimenta, 7(2), 689-699. https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/6272
Brito, A., Silva, I. L., Cardoso, F., & Beresford, H. (2009). Avaliação do perfil cinestésico-corporal de crianças com Síndrome de Down: um parâmetro para se atender à proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação especial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 17(63), 341-354. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000200008
Brue, A. W., & Oakland, T. (2001). The Portage Guide to Early Intervention: An evaluation of published evidence. School Psychology International, 22(3), 243-252. doi: 10.1177/0143034301223001
Capalonga, D., & Grave, M. T. Q. (2012). Evolução psicomotora de lactente com atraso no desenvolvimento psicomotor a partir de uma intervenção em estimulação precoce: Um estudo de caso. Caderno Pedagógico, 9(2), 59-71. http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/857
Cassab, T. V., Lamônica, D. A. C., Zorzetto, N. L., & Giacheti, C. M. (2012). Perfil de habilidades do desenvolvimento em crianças com holoprosencefalia e holoprosencefalialike. Revista CEFAC, 14(3), 423-429. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000109
Cooperative Educational Service Agency-5 (2003). Portage Guide Birth to Six: User´s Guide https://the-portage-project.myshopify.com/products/portage-guide-3-preschooler-complete-kit-english
Cooperative Educational Service Agency-5. (2015). Portage Guide 3 https://the-portage-project.myshopify.com/collections/portage-guide-3
Cia, F., Williams, L. C. A., & Aiello, A. L. R. (2005). Intervenção focada na família: Um estudo de caso com mãe adolescente e criança de risco. Revista Brasileira de Educação Especial, 11(1), 49-66.
Coplan, J. (1993). Early Language Milestone Scale ProEd.
Cró, M. L., & Andreucci, L. (2014). Resiliência e psicomotricidade na educação pré-escolar: Um estudo com crianças brasileiras sócio, cultural e economicamente desfavorecidas. Omnia, 1, 45-54. https://www.grei.pt/OMNIA/OMNIA1.pdf#page=45
Formiga, C. K. M. R., Pedrazzani, E. S., & Tudella, E. (2010). Intervenção precoce com bebês de risco Editora Atheneu.
Formiga, C. K., Pedrazzani, E. S., Silva, F. P. S., & Lima, C. D. (2004). Eficácia de um programa de intervenção precoce com bebês pré-termo. Paidéia (Ribeirão Preto), 14(29), 301-311. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300006
França-Freitas, M. L. P., & Gil, M. S. C. A. (2012). O desenvolvimento de crianças cegas e de crianças videntes. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(3), 507-526. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382012000300010
Frankenburg, W. K., Dodds, J. B., Archer, P., Bresnick, B., Mashka, P., Edelman, N., & Shapiro, H. (1999/2018). Manual de treinamento do teste de triagem de desenvolvimento de Denver II Hogrefe.
Gejão, M. G., Ferreira, A. T., Silva, G. K., Anastácio-Pessan, F. L., & Lamônica, D. A. C. (2009). Communicative and psycholinguistic abilities in children with phenylketonuria and congenital hypothyroidism. Journal of Applied Oral Science, 17(spe), 69-75. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572009000700012
Gejão, M. G., & Lamônica, D. A. C. (2008). Habilidades do desenvolvimento em crianças com hipotireoidismo congênito: Enfoque na comunicação. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 20(1), 25-30. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000100005
Glat, R., Omote, S., & Pletsch, M. D. (2014). Análise crítica da produção do conhecimento em Educação Especial. In S. Omote, A. A. S. de Oliveira, & M. C. M. Chacon (Orgs.), Ciência e conhecimento em Educação Especial (pp.25-44). Marquezine & Manzini; ABPEE.
Gomes, C. G. S., & Silveira, A. D. (2016). Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo: Manual para intervenção comportamental intensiva Appris Editora.
Kazdin, A. E. (2003). Research design in clinical psychology (4th ed.). Allyn and Bacon.
Lamônica, D. A. C., & Picolini, M. M. (2009). Habilidades do desenvolvimento de prematuros. Revista CEFAC, 11 (Supl 2), 145-153. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000019
Lorenzo, F. M., Kawasaki, H. N., & Kubo, O. M. (2010). Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 7(10), 9-28. doi:10.5007/1807-0221.2010v7n10p9
Machado, A. C., & Bello, S. F. (2015). Habilidades sociocomunicativas e de atenção compartilhada em bebês típicos da primeira infância. Revista Psicopedagogia, 32(98), 150-157. http://www.revistapsicopedagogia.com.br/exportar-pdf/41/v32n98a05.pdf
Martins, C., & Kortmann, G. L. (2015). Recorte da experiência psicopedagógica clínica: Possibilidades de aplicação do Inventário Portage Operacionalizado com sujeito com transtorno do espectro autista. Diálogo, 28, 25-40.http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/1716
Menezes, C. C., Gon, M. C. C., & Zazula, R. (2013). Análise funcional de eventos antecedentes ao comportamento de desobediência de crianças. Psicologia: Teoria e Prática, 15(2), 19-32. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200002&lng=pt&tlng=pt
Morais, F. D., Freitas, J. C., Viana, F. P., & Formiga, C. K. M. R. (2012). Correlation between neurofunctional profile and sensory-motor skills of children with cerebral palsy. Journal of Human Grown and Development, 22(2), 226-232. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_isoref&pid=S0104-12822012000200015&lng=pt&tlng=pt
Murta, A. M. G., Lessa, A. C., Santos, A. S., Murta, N. M. G., & Cambraia, R. P. (2011). Cognição, motricidade, autocuidados, linguagem e socialização no desenvolvimento de crianças em creche. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 21(2), 220-229. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000200005&lng=pt&tlng=pt
Nicolielo, A. P., Gonçalves, B. L. R., Arruda, J. M. P., & Lopes-Herrera, S. A. (2014). Intervenção fonoaudiológica baseada na perspectiva comportamental em transtorno global do desenvolvimento (TGD): Relato de caso. Revista CEFAC, 16(4), 1351-1360. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201423812
Oliveira, A. I. A., Garotti, M., & Sá, N. M. C. M. (2008). Tecnologia de ensino e tecnologia assistiva no ensino de crianças com paralisia cerebral. Ciências e Cognição, 13(3), 243-262. http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/78
Pereira, V. A., Chiodelli, T., Rodrigues, O. M. P. R., Silva, C. S. O., & Mendes, V. F. (2014). Desenvolvimento do bebê nos dois primeiros meses de vida: Variáveis maternas e sociodemográficas. Pensando Famílias, 18(1), 64-77. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2014000100007&lng=pt&tlng=pt
Pereira, V. A., Rodrigues, O. M. P. R., Carvalho, S. Z. L., & Chiodelli, T. (2015). Influências do estresse e ansiedade puerperal nos primeiros meses do desenvolvimento infantil. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 15(1), 89-100. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgdd/article/view/11279/7010
Pereira, V. A., Silva-Marinho, C. S. O., Rodrigues, O. M. P. R., Chiodelli, T., & Donatto, M. L. (2015). Investigação de fatores considerados de risco para o desenvolvimento motor de lactentes até o terceiro mês. Pensando Famílias, 19(2), 73-85. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2015000200007&lng=pt&tlng=pt
Peres, R. C. N. (2004). O lúdico no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral espástica. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 14(3), 37-49. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.40114
Postalli, L. M. M., Munuera, R. F., & Aiello, A. L. R. (2011). Caracterização de família de mãe com deficiência intelectual e os efeitos no desenvolvimento dos filhos. Revista Brasileira de Educação Especial, 17(1), 37-52. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382011000100004
Prado, M. T.A., Fell, R. F., Salmazo, A. S., Gomes, G. C.C., Silva, M. S., Santos, S. M. T., & Fernani, D. C. G. L. (2012). Avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças por meio do Inventário Portage Operacionalizado. Colloquium Vitae, 4(1),10-17. http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/article/view/535
Robles, H. S. M., & Gil, M. S. C. A. (2006). O Controle instrucional na brincadeira entre crianças com diferentes repertórios. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(2), 197-205. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000200005
Rocha, S. R., Dornelas, L. F., & Magalhães, L. C. (2013). Instrumentos utilizados para avaliação do desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo no Brasil: Revisão de literatura. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 21(1), 109-117. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.015
Rodrigues, O. M. P. R. (2009). O Inventário Portage Operacionalizado e o desenvolvimento de bebês ENT#091;Tese de livre docência, Universidade Estadual PaulistaENT#093;. Repositório da UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/116074
Rodrigues, O. M. P. R. (2012). Escalas de desenvolvimento infantil e o uso com bebês. Educar em Revista, 43, 81-100. http://dx.doi.org/10.5380/educar.v0i43.26405
Rodrigues, O. M. P. R., & Bolsoni-Silva, A. T. (2011). Efeitos da prematuridade sobre o desenvolvimento de lactentes. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano , 21(1),111-121. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822011000100011&lng=pt&tlng=pt
Rodrigues, O. M. P. R., & Carnier, L. E. (2007). Avaliação do desenvolvimento geral de crianças de um a cinco anos de idade contaminadas por chumbo. Interação em Psicologia, 11(2), 269-279. http://revistas.ufpr.br/psicologia/article/download/11610/8148
Rodrigues, O. M. P. R., & Nunes, C. O. A. T. (2009). Desenvolvimento infantil e a contaminação por chumbo: Análise das defasagens observadas. Revista Salus, 3(1),15-22. http://www.revistas.unicentro.br/index.php/salus/article/download/1199/1164
Rodrigues, B. G. S., Silva, J. L. O., Guimarães, P. G., Formiga, C. K. M. R., & Viana, F. P. (2015). Evolução de uma criança com síndrome de Treacher Collins em tratamento fisioterapêutico. Fisioterapia em Movimento, 28(3), 525-533. http://dx.doi.org/10.1590/0103-5150.028.003.AO11
Rossi, N. F., Gatto, A. R., Cola, P. C., Souza, D. H., Moretti-Ferreira, D., & Giacheti, C. M. (2009). Oropharyngeal dysphagia and language delay in partial trisomy 9p: Case report. Genetics and Molecular Research, 8(3), 1133-1138. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19866432
Sandroni, G. A., Ciasca, S. M., & Rodrigues, S. D. (2015). Avaliação da evolução do perfil motor de pré-escolares com necessidades educativas especiais após intervenção psicomotora breve. Revista Psicopedagogia, 32(97), 4-13. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100002&lng=pt&tlng=pt
Scalha, T. B., Souza, V. G., Boffi, T., & Carvalho, A. C. (2010). A importância do brincar no desenvolvimento psicomotor: Relato de experiência. Revista de Psicologia da UNESP, 9(2), 79-92. https://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/518/474
Shamseer, L., Moher, D., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., Stewart, L. A., & PRISMA-P Group. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA -P) 2015: Elaboration and explanation. BMJ 2015(349), g7647 doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmj.g7647
Silva, N. C. B., & Aiello, A. L. R. (2012). Ensinando o pai a brincar com seu bebê com síndrome de Down. Educar em Revista, 28(43), 101-116. http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26406
Silva, E. C., Formiga, C. K. M. R., & Viana, F. P. (2009). Avaliação da função motora grossa e do desenvolvimento de uma criança com síndrome de Lennox-Gastaud em tratamento de reabilitação. Revista Movimenta, 2(4), 159-164. http://revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7229
Silva, D. B. R., & Martinez, C. M. S. (2002). Modelos de avaliação em Terapia Ocupacional: Estudo dos hábitos funcionais e de autossuficiência em crianças. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 10(2), 77-93. http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/210
Sousa, N. M., Souza, C. B. A., & Gil, M. S. C. A. (2013). Aprendizagem Rápida de Comportamento de Ouvinte por um Bebê. Interação em Psicologia, 17(1), 67-78. http://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/28205
Suehiro, A. C. B., Benfica, T. S., & Cardim, N. A. (2015). Avaliação cognitiva infantil nos periódicos científicos brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(1), 25-32. http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011755025032
Taira, J. S., Kawaguchi, T. S., & Bofi, T. C. (2009). A reeducação psicomotora na criança com baixa visão associada à diparesia espástica. Temas sobre Desenvolvimento, 17(97), 37-41.
Taques, D. C. S. R., & Rodrigues, O. M. P. R. (2006). Avaliação do repertório comportamental de bebês nos quatro primeiros meses de vida: Uma proposta de análise. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 16(2), 77-87. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822006000200008&lng=pt&tlng=pt
Vieira, M. E., Ribeiro, F. V., & Formiga, C. K. M. R. (2009). Principais instrumentos de avaliação de desenvolvimento da criança de zero a dois anos de idade. Revista Movimenta, 2(1), 23-31. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3329596/mod_resource/content/0/instrumentos%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20do%20DI%200%20a%202%20anos.PDF
Zerbeto, A. B., Cortelo, F. M., & Élio Filho, B. C. (2015). Association between gestational age and birth weight on the language development of Brazilian children: A systematic review. Jornal de Pediatria, 91(4), 326-332. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2014.11.003
Windholz, M. H. (2016). Passo a passo, seu caminho: Guia curricular para o ensino de habilidades básicas (2ª ed. revista e ampliada). EDICON.
Williams, L. C. A. (1983). Favorecendo o desenvolvimento de crianças excepcionais em fase pré-escolar através de treino dado a seus familiares no ambiente natural ENT#091;Tese de doutorado não publicadaENT#093;. Universidade de São Paulo.
Williams, L. C. A., & Aiello, A. L. R. (2001). O Inventário Portage Operacionalizado: Intervenção com famílias Memnon; FAPESP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Lúcia Rossito Aiello, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.