Professores em transição

produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar

Autores

  • Gabriela Sousa de Melo Mieto Universidade de Brasília
  • Silviane Barbato Universidade de Brasília
  • Alberto Rosa Universidad Autónoma de Madrid

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Virtudes, Trabalho docente

Resumo

Analisamos a produção de significados em posicionamentos docentes em relação a práticas virtuosas em contexto inclusivo, realizando-se estudo de caso de professora em experiência inicial na inclusão, com quatro sessões de entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise dialógica temática. Foi elaborado Mapa Semântico composto a partir da posição Ser Professora, pelos temas que interagem dialogicamente em múltiplos planos: Formação do Professor, Práticas Pedagógicas Anteriores e Atuais, Papel do Professor e Expectativas. Resultados indicam que a participante organiza seu discurso a partir da ambivalência entre o que é enunciado pela política pública e as condições de formação e trabalho docente. Conclui-se que as posições orientadas ao fazer virtuoso vinculam-se aos diferentes níveis de reflexividade sobre a ação docente com os alunos em inclusão.

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Biografia do Autor

Gabriela Sousa de Melo Mieto, Universidade de Brasília

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento - PED

Instituto de Psicologia

Silviane Barbato, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde - PG-PDS

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento - PED

Instituto de Psicologia

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Mieto, G. S. de M., Barbato, S., & Rosa, A. (2017). Professores em transição: produção de significados em atuação inicial na inclusão escolar. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19389

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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