Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais

Autores

  • Elenice S Hanna Universidade de Brasilia
  • Erick Rôso Huber Universidade de Brasília
  • Paula Natalino-Rangel Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Relações condicionais, Estímulos musicais, Equivalência de estímulos, Leitura recombinativa, Ensino cumulativo, Universitários

Resumo

O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Hanna, E. S., Huber, E. R., & Natalino-Rangel, P. (2017). Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19385

Edição

Seção

Estudos Empíricos