Associações entre sinais precoces de autismo, atenção compartilhada e atrasos do desenvolvimento infantil
Palavras-chave:
Interdisciplinar, Psicologia, Desenvolvimento infantil, Transtorno do espectro do autismo, Comunicação social, Atenção compartilhadaResumo
Entre os transtornos do desenvolvimento infantil, os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) estão entre os mais severos/precoces. O objetivo deste estudo foi identificar associações entre falhas na atenção compartilhada, atrasos de desenvolvimento e sinais precoces de TEA. Participaram do estudo 92 crianças (16-24 meses) de cinco creches de Barueri-SP. Instrumentos utilizados: Development Screening Test”“DENVER (desenvolvimento neuropsicomotor), Modified Checklist for Autism in Toddlers”“M-CHAT (sinais precoces de TEA), Pictorial Infant Communication Scales-PICS (comunicação social). Identificou-se 28,3% de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Quatro crianças apresentaram sinais precoces de TEA; todas falharam em comportamentos sociais (PICS). Nas crianças que apresentaram sinais indicativos de TEA, os déficits mais comuns foram relacionados à atenção compartilhada, área que deve ser privilegiada em avaliações precoces.
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