Associações entre sinais precoces de autismo, atenção compartilhada e atrasos do desenvolvimento infantil

Autores

  • Livia Conceição Costa Zaqueu Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felipe Alckmin de Carvalho Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia Clínica Pós Graduação em Psicologia Clínica
  • Cristiane Silvestre de Paula Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Psicologia, Desenvolvimento infantil, Transtorno do espectro do autismo, Comunicação social, Atenção compartilhada

Resumo

Entre os transtornos do desenvolvimento infantil, os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) estão entre os mais severos/precoces. O objetivo deste estudo foi identificar associações entre falhas na atenção compartilhada, atrasos de desenvolvimento e sinais precoces de TEA. Participaram do estudo 92 crianças (16-24 meses) de cinco creches de Barueri-SP. Instrumentos utilizados: Development Screening Test”“DENVER (desenvolvimento neuropsicomotor), Modified Checklist for Autism in Toddlers”“M-CHAT (sinais precoces de TEA), Pictorial Infant Communication Scales-PICS (comunicação social). Identificou-se 28,3% de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Quatro crianças apresentaram sinais precoces de TEA; todas falharam em comportamentos sociais (PICS). Nas crianças que apresentaram sinais indicativos de TEA, os déficits mais comuns foram relacionados à atenção compartilhada, área que deve ser privilegiada em avaliações precoces.

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Publicado

2015-11-17

Como Citar

Zaqueu, L. C. C., Teixeira, M. C. T. V., Carvalho, F. A. de, & Paula, C. S. de. (2015). Associações entre sinais precoces de autismo, atenção compartilhada e atrasos do desenvolvimento infantil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(3), 293–302. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18606

Edição

Seção

Estudos Empíricos