Psicoterapia de Crianças

Desenvolvimento da Versão em Português do Child Psychotherapy Q-Set

Autores

  • Vera Regina Rohnelt Ramires Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS
  • Celeste Schneider Saint Mary’s College California

Palavras-chave:

Psicologia; Psicologia Clínica, Psicoterapia da criança, Pesquisa em psicoterapia, Processos terapêuticos, Tradução, Adaptação de instrumento

Resumo

A literatura científca reconhece a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o processo terapêutico de crianças, compreendendo os mecanismos pelos quais se produzem mudanças. Para isso, precisamos de instrumentos que viabilizem tais investigações. O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar para o português brasileiro o Child Pychotherapy Q-Set (CPQ), instrumento que visa à análise do processo psicoterapêutico de crianças. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas, avaliando-se a equivalência entre a versão traduzida e o instrumento original em quatro áreas: equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual. Constatou-se que a versão em português do CPQ apresentou boa equivalência com a
original e a fdedignidade interavaliadores foi satisfatória. As possibilidades de utilização oferecidas pelo CPQ foram discutidas.


Palavras-chave: psicoterapia da criança, pesquisa em psicoterapia, processos terapêuticos, tradução, adaptação de instrumento

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Publicado

2017-05-17

Como Citar

Ramires, V. R. R., & Schneider, C. (2017). Psicoterapia de Crianças: Desenvolvimento da Versão em Português do Child Psychotherapy Q-Set. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(3). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18224

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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