Processos de Signifcação sobre Família em Brincadeiras de Crianças em Acolhimento Institucional
Palavras-chave:
Psicologia do Desenvolvimento, Criança, Brincadeira, Processos de significação, Família, Acolhimento institucionalResumo
Sob uma compreensão sociointeracionista, este trabalho buscou perscrutar processos de signifcação sobre família em brincadeiras de crianças em acolhimento institucional. Participaram da pesquisa 24 crianças, com idades entre 3 e 7 anos. Em sessões videogravadas, grupos de quatro ou cinco participantes foram convidados a brincar de família com diferentes objetos à disposição, desempenhando personagens que admitissem integrar uma família. Seis episódios de brincadeiras foram analisados. Fragmentos perceptivos/interpretativos sinalizados pelas crianças sobre a temática evidenciam que elas consideram diferentes confgurações familiares, explicitam relações horizontais e verticais de seus membros, reafrmam componentes
dessas relações como obediência, autoridade e cuidado, bem como vivenciam trocas afetivas. Admite-se que essas evidências não se relacionam à situação peculiar de afastamento do convívio familiar e acolhimento institucional.
Palavras-chave: criança, brincadeira, processos de signifcação, família, acolhimento institucional.
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