Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar:
Construção e Validação
Palavras-chave:
Estudantes, Características dos estudantes, Rendimento escolar, Modelação de equações estruturaisResumo
Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confrmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
Palavras-chave: estudantes, características dos estudantes, rendimento escolar, modelação de equações estruturais
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