Sentimentos Empáticos em Crianças, Adolescentes e Adultos

Autores

  • Leonardo Rodrigues Sampaio Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Maria Aline Rodrigues Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Pâmela Rocha Bagano Guimarães Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Laila Barbosa Santana Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.
  • Cleonice Pereira dos Santos Camino Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Psicologia; Psicologia do Desenvolvimento; Desenvolvimento afetivo; Desenvolvimento sócio-moral, Empatia, Desenvolvimento, Tomada de perspectiva

Resumo

a empatia é concebida como uma resposta cognitivo-afetiva que se desenvolve ao longo da vida, a partir de suas relações com a tomada de perspectiva. Ao longo dos anos a empatia se torna cada vez mais socialmente orientada, permitindo ao sujeito compreender e acessar os estados internos dos seus pares de maneira cada vez mais complexa. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento dos sentimentos empáticos experimentados por crianças, adolescentes e adultos quando estes assistem notícias da TV. Os resultados indicam que os participantes diferenciaram-se conforme a faixa etária, no que se refere aos tipos e intensidade dos sentimentos empáticos. Os resultados são discutidos à luz da teoria de Hoffman e pesquisas anteriores sobre o desenvolvimento sócio-cognitivo.

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Publicado

2014-01-08

Como Citar

Sampaio, L. R., Moura, M. A. R., Guimarães, P. R. B., Santana, L. B., & Camino, C. P. dos S. (2014). Sentimentos Empáticos em Crianças, Adolescentes e Adultos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(4), 393–401. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18150

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