Rorschach:

normas para adolescentes em diferentes etapas da vida

Autores

  • Regina Sonia Gattas Fernandse do Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Adolescentes, Sistema compreensivo, Normas, Faixas etárias

Resumo

Trata-se de estudo para construção de normas para adolescentes, com 118 participantes da cidade de São Paulo, com idades entre 13 e 17 anos. Foram realizados: estatística descritiva do Rorschach e estudos por meio de ANCOVA e ANOVA ”“ com e sem a mediação da variável “complexidade” (R-PAS), para comparar adolescentes de 13-14 com 15-17 anos e a amostra de adolescentes com uma amostra de estudo normativo de adultos. Nos procedimentos com idades dicotomizadas, encontrou-se apenas uma diferença, em ANCOVA. Na comparação com os adultos foram encontradas muitas diferenças em ANOVA e ANCOVA. Adolescentes evidenciam melhores recursos cognitivos e sinais de sofrimento psíquico diferente dos apresentados por adultos. Conclui-se que é muito importante a utilização de tabelas específicas para adolescentes.

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Publicado

2016-02-22

Como Citar

Fernandse do Nascimento, R. S. G. (2016). Rorschach:: normas para adolescentes em diferentes etapas da vida. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(4), 481–490. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18058