Associações entre bullying escolar e conduta infracional

revisão sistemática de estudos longitudinais

Autores

  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Elvio Luciano Bono Universidade de São Paulo
  • Marina Azôr Dib Universidade de Uberaba
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Tratamento e Prevenção Psicológica; Desvios da Conduta, Bullying, Delinquência juvenil, Crime, Revisão de literatura

Resumo

O presente estudo consiste de uma revisão sistemática de estudos longitudinais que investigaram a associação entre bullying escolar e conduta infracional na adolescência e criminosa na idade adulta. Realizou-se uma busca bibliográfica em cinco bases de dados internacionais (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO e Web of Science) e uma biblioteca eletrônica nacional (Scielo). Foram selecionados 13 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A maioria dos trabalhos encontrou associação estatisticamente significativa entre bullying e cometimento de atos contrários à lei por adolescentes e adultos. Em alguns deles, a associação permaneceu significativa após o controle de outros fatores de risco na infância, sinalizando, assim, ser o bullying um fator de risco independente. Isso reforça a necessidade de se prevenir e enfrentar precocemente o bullying escolar.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Bono, E. L., Dib, M. A., Bazon, M. R., & Silva, M. A. I. (2016). Associações entre bullying escolar e conduta infracional: revisão sistemática de estudos longitudinais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18049

Edição

Seção

Revisão da Literatura