O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola:

Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-trabalhadores

Autores

  • Luciana Dutra Thome Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Anderson Siqueira Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sivia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Jovens, Adolescentes, Trabalho, Educação

Resumo

Este artigo investigou características educacionais e sociodemográficas em jovens brasileiros trabalhadores e não-trabalhadores. Participaram do estudo 7425 jovens (45,8% homens), entre 14 e 24 anos (M=16,19; DP= 1,82). O grupo de jovens não-trabalhadores apresentou índices superiores em relação às variáveis Série em que Estuda, Vezes por Semana em Média que Vai para Escola e Percepção sobre a Escola Atual; e menores índices de Reprovação com relação aos jovens trabalhadores. Além disso, observou-se que os pais dos jovens não-trabalhadores apresentaram escolaridade superior aos pais de jovens trabalhadores. Constatou-se uma relação entre dificuldades acadêmicas e trabalho juvenil, bem como a necessidade de os jovens estarem psicologicamente preparados para administrar exigências laborais e escolares, de maneira a não prejudicar seu desempenho nessas atividades.

 

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Thome, L. D., Pereira, A. S., & Koller, S. H. (2016). O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola:: Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-trabalhadores. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18034