Evidências de validade e fidedignidade da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para crianças dos 6 aos 8 anos

Autores

  • Tatiana Pontrelli Mecca Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lucas Fracisco Carvalho Universidade São Francisco.
  • Mário Rodrigues Simões Universidade de Coimbra
  • Elizeu Coutinho Macedo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Psicologia; Avaliação Psicológica, Inteligência, Psicometria, Leiter-R, Infância

Resumo

Este estudo verificou os parâmetros psicométricos da escala não-verbal de inteligência Leiter-R. Esta foi administrada em 213 crianças com idade entre 6 e 8 anos. Análise fatorial exploratória e índices de ajustes confirmatórios mostraram adequação da estrutura interna para dois fatores conforme a versão original do instrumento. Foi verificada estabilidade temporal, com correlações de magnitude moderada a alta entre teste e re-teste. Coeficientes de Kuder-Richardson e Spearman-Brown variaram entre os subtestes em função das diferentes idades. Maiores valores foram observados nos subtestes Sequências e Padrões Repetidos para todas as idades. Aumento significativo dos escores ocorreu apenas dos 6 para os 7 e 8 anos. Foram verificadas evidências de validade convergente com a WISC-III e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Mecca, T. P., Carvalho, L. F., Simões, M. R., & Macedo, E. C. (2016). Evidências de validade e fidedignidade da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para crianças dos 6 aos 8 anos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18031