Práticas Educativas e Indicadores de Ansiedade, Depressão e Estresse Maternos

Autores

  • Sária Cristina Nogueira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Bauru)
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Bauru)

Palavras-chave:

Psicologia, Estilo parental, Práticas educativas, Relações mãe-criança, Depressão, Ansiedade, Stress

Resumo

Compararam-se práticas educativas parentais positivas e negativas de 100 mães de bebês, com e sem indicadores de ansiedade, depressão e estresse. Utilizou-se o Inventário de Estilos Parentais de Mães de Bebês, o BDI-III, o IDATE e o ISSL. Com o Teste t de Student, compararam-se os grupos relativamente à presença/ausência de cada indicador e à quantidade de indicadores presentes. Considerou-se como grupo controle as mães sem nenhum dos indicadores emocionais avaliados. Observou-se a presença das práticas negativas punição inconsistente e disciplina relaxada em todos os indicadores avaliados. A presença de dois ou mais indicadores aumentou a frequência da prática negativa de punição inconsistente. Identificar o tipo de prática educativa presente pode contribuir para intervenções pontuais mais eficientes.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Nogueira, S. C., & Rodrigues, O. M. P. R. (2016). Práticas Educativas e Indicadores de Ansiedade, Depressão e Estresse Maternos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18030