Comportamento de Escolares Estratificados pelo Peso ao Nascer e Idade Gestacional

Autores

  • Sabrina Kerr Bullamah Correia Universidade de São Paulo
  • Adriana Martins Saur
  • Sonia Regina Loureiro

Palavras-chave:

Peso ao nascer, Idade gestacional, Comportamento, Estudos de cortes

Resumo

O peso e a idade gestacional são critérios relevantes para avaliação das condições de nascimento das crianças. Objetivou-se caracterizar e comparar o desempenho comportamental de uma coorte de crianças estratificada pelo peso ao nascer e pelo peso ao nascer em relação à idade gestacional. Avaliaram-se, aos 10/11 anos, 677 crianças por meio do Questionário de Capacidades e Dificuldades. Verificou-se com significância estatística que os grupos: baixo peso apresentou mais sintomas emocionais que peso normal; muito baixo peso mais hiperatividade em comparação aos outros; pequeno para a idade gestacional apresentou mais dificuldades no escore total e mais sintomas emocionais em relação aos demais grupos. Conclui-se que a estratificação por dois critérios permitiu a identificação de dificuldades específicas quanto ao desempenho comportamental.

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Publicado

2014-07-21

Como Citar

Correia, S. K. B., Martins Saur, A., & Regina Loureiro, S. (2014). Comportamento de Escolares Estratificados pelo Peso ao Nascer e Idade Gestacional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 30(2), 179–188. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17642