Relação entre Clima Organizacional, Percepção de Mudança Organizacional e Satisfação do Cliente

Autores

  • Juliana Neves Santos Universidade de Brasília
  • Elaine Rabelo Neiva Universidade de Brasília
  • Eleuni Antônio Andrade-Melo Funiversa

Palavras-chave:

Psicologia das Organizações e do Trabalho, Clima organizacional, Percepção de mudança, Satisfação do cliente

Resumo

Este trabalho estuda as relações entre o clima organizacional, a percepção de mudança e a satisfação do cliente em 170 unidades de uma organização prestadora de serviços com atuação em todo Brasil. Foram 5.363 respondentes dos instrumentos de pesquisa. Os dados foram agregados no nível da unidade. A análise foi realizada por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Foram testados modelos com relação direta e mediacionais entre as variáveis. Neste trabalho, a percepção de mudança media a relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente. De maneira geral, os resultados corroboram as hipóteses testadas e indicam que o clima organizacional possui uma relação direta com a satisfação do cliente e os empregados percebem mudanças relacionadas à gestão do clima organizacional.

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Publicado

2013-04-22

Como Citar

Santos, J. N., Neiva, E. R., & Andrade-Melo, E. A. (2013). Relação entre Clima Organizacional, Percepção de Mudança Organizacional e Satisfação do Cliente. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(1), 31–39. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17587