Dramatização de Histórias Infantis e a Compreensão de Leitura por Crianças Institucionalizadas

Autores

  • Lucila Rosa Matte Massignani UFSC
  • Alessandra Rodrigues Oliveira UFSC
  • Olga Mitsue Kubo UFSC
  • Silvio Paulo Botomé UFSC

Palavras-chave:

Psicologia da Aprendizagem, Compreensão de leitura, Dramatização de histórias, Recurso para ensino, Estímulos sonoros e visuais

Resumo

Para aferir qual o efeito do uso da dramatização de histórias sobre o grau de compreensão foi feito um experimento envolvendo 12 crianças e jovens alfabetizadas, com idades entre 7 e 10 anos. Foram divididos em duplas e remanejados segundo um delineamento de grupo, participando de forma alternada em dois tipos de atividades: ouvir histórias e ver histórias dramatizadas. Para a avaliação da compreensão da história foram solicitados: reprodução oral, respostas a perguntas literais e inferenciais, desenho e exemplificação de palavras-chave da história. A quantidade de respostas desconexas foi maior na condição de ouvir do que de ver a história. A condição de assistir a história dramatizada foi a que mais favoreceu a realização de desenhos com elementos completos e coerentes à história. É possível concluir que ver a história dramatizada favorece a melhor compreensão pelos participantes, em comparação com os seus desempenhos quando a história é somente ouvida.

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Publicado

2012-07-02

Como Citar

Massignani, L. R. M., Oliveira, A. R., Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2012). Dramatização de Histórias Infantis e a Compreensão de Leitura por Crianças Institucionalizadas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(2), 161–169. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17564

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