Indicadores Cognitivos, Lingüísticos, Comportamentais e Acadêmicos de Pré-Escolares Nascidos Pré-Termo e a Termo

Autores

  • Christyne Gomes Toledo de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Regina Fiorim Enumo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sávio Silveira de Queiroz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Romildo Rocha Azevedo Jr Centro Universitário de Vila Velha

Palavras-chave:

Prematuridade, Desempenho cognitivo, Fatores de risco ao desenvolvimento

Resumo

Este estudo comparou o desenvolvimento de crianças, aos cinco anos de idade, nascidas prematuras e com baixo peso (PTBP), com crianças nascidas a termo (AT), avaliando-se indicadores acadêmicos (IAR), comportamentais (CBCL-1½-5 anos), linguísticos (LAVE-expressiva; TVIP-receptiva) e cognitivos (testes psicométricos: Columbia e Raven-MPC; prova assistida: CATM). A amostra foi composta por 34 crianças distribuídas em dois grupos: G1-PTBP: 17 crianças pré-termo (<37 semanas de gestação) e baixo peso; e G2-AT: 17 crianças a termo e peso ≥2.500g. G1-PTBP apresentou desempenho inferior nas áreas acadêmica, lingüística expressiva, comportamental e cognitiva (Columbia e CATM: operações cognitivas e comportamentos facilitadores). Confirmaram-se outros estudos indicativos de que crianças PTBP podem apresentar mais problemas no curso de seu desenvolvimento do que crianças nascidas a termo.

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Publicado

2011-09-22

Como Citar

Gomes Toledo de Oliveira, C., Fiorim Enumo, S. R., Silveira de Queiroz, S., & Rocha Azevedo Jr, R. (2011). Indicadores Cognitivos, Lingüísticos, Comportamentais e Acadêmicos de Pré-Escolares Nascidos Pré-Termo e a Termo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(3), 283–290. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17535