Apoio Comportamental Positivo:

Estratégias Educacionais Aplicadas a Comportamentos-Problema de Alunos

Autores

  • Karyne de Souza Augusto Rios Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Fátima Elisabeth Denari Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Inclusão, Educação infantil, Comportamentos-problema, Apoio Comportamental Positivo

Resumo

Baseado no modelo de Apoio Comportamental Positivo o estudo objetivou identificar como 40 diretores de escolas de educação infantil descreviam o processo de elaboração, aplicação e avaliação de estratégias educativas para comportamentos-problema de alunos. Resultados do questionário apontaram que 77,5% dos diretores indicaram comportamentos-problema em seus alunos. As estratégias educativas mais utilizadas foram conversar com a criança (13,3%) e conversar com pais (13,3%). A ação mais utilizada para a avaliação foi a observação da criança (27,6%). De forma geral, verificou-se que as estratégias utilizadas foram realizadas informal e assistematicamente. Aponta-se a necessidade de pesquisas sobre a inclusão de crianças com comportamentos-problema e o desafio de repensar a formação dos educadores.

 

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Publicado

2011-07-13

Como Citar

de Souza Augusto Rios, K., & Elisabeth Denari, F. (2011). Apoio Comportamental Positivo:: Estratégias Educacionais Aplicadas a Comportamentos-Problema de Alunos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(2), 157–168. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17519

Edição

Seção

Estudos Empíricos