Crianças e Adolescentes Institucionalizados:

Desempenho Escolar, Satisfação de Vida e Rede de Apoio Social

Autores

  • Aline Cardoso Siqueira Centro Universitário Franciscano
  • Debora Dalbosco Dell´Aglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Institucionalização, Desempenho escolar, Satisfação de vida, Rede de apoio social

Resumo

Este estudo objetivou investigar as características de jovens institucionalizados e suas famílias. Participaram 155 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, de instituições da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, Teste de Desempenho Escolar, Escala de Satisfação de Vida e Mapa dos Cinco Campos. Foi observada a presença precoce de experimentação de drogas, baixo desempenho escolar e alto índice de repetência entre os jovens. As famílias apresentaram baixa escolaridade, trabalhos informais e desemprego. Contatos positivos e alta satisfação de vida na instituição podem indicar que o acolhimento institucional se constitui em fonte de apoio e satisfação. Programas de intervenção para o desenvolvimento desses jovens e fortalecimento das famílias são discutidos.

 

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Publicado

2010-12-07

Como Citar

Siqueira, A. C., & Dell´Aglio, D. D. (2010). Crianças e Adolescentes Institucionalizados:: Desempenho Escolar, Satisfação de Vida e Rede de Apoio Social. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(3), 407–415. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17462

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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