A Expectativa do Professor e o Desempenho dos Alunos

Autores

  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neimar da Silva Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Santos Botarro Ferraz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Juliana de Lucena Ruas de Riani Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Expectativa do professor, Desempenho do aluno, Modelos de regressão hierárquicos

Resumo

Este trabalho enfoca dois aspectos fundamentais na interação professor-aluno: a sintonia entre o professor e sua turma, e a expectativa do professor quanto ao desempenho dos alunos. Cruzando-se informações de diferentes instrumentos contextuais, aplicados aos professores e alunos, com os resultados dos testes cognitivos dos alunos, pôde-se identificar os fatores que distorcem a percepção do professor acerca da turma e influenciam sua expectativa. Constatou-se que a expectativa do professor é influenciada por suas percepções em relação ao ambiente escolar e pelas características sociodemográficas dos alunos. Observou-se que a expectativa do professor provoca um impacto positivo na proficiência do aluno, mesmo considerando-se o efeito de variáveis sociodemográficas tradicionalmente associadas ao desempenho. Essas conclusões foram obtidas a partir da construção de modelos hierárquicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvidrez, J., & Weinstein, R. S. (1999). Early teacher perceptions and later student academic achievement. Journal of Education Psychology, 91, 731-746.
Bonamino, A. M. C. (2002). Tempos de avaliação educacional. O SAEB, seus agentes, referência e tendências. Rio de Janeiro: Quartet.
Clifford, M. M., & Walster, E. (1973). The effect of physical attractiveness on teacher expectations. Sociology of Education, 46, 248 ”“ 258.
Franco, C., Ortigão, M. I. R., Albernaz, A., Bonamino, A. M. C., Aguiar, G., Alves, F., & Satyro, N. (2007). Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de “fatores intra-escolares”. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 15, 277-297.
Johnson, R. A., & Wichern, D. W. (1992). Applied multivariate statistical analysis. Englewood Cliffs: Prentice Hall.
Klein, R. (1997). Indicadores educacionais e disparidades regionais e socioeconômicas no Brasil. Em H. Bomeny (Org.), Avaliação e determinação de padrões na educação latino-americana (pp. 47-86). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
Lee, V. L. (2001). What are multilevel questions, and how might we explore them with quantitative methods? Estudos em Avaliação Educacional, 24, 31 ”“ 68.
Lord, F., (1980). Applications of item response theory to practical testing problems. Hillsdale: Lawrence Erlbaum.
Penna Firme, T. (1982). Avaliação do professor. Tecnologia Educacional, ABT, 48, 10-11.
Rosenthal, R., & Jacobson, L. (1968). Pygmalion in the classroom: Teacher expectation and pupil’s intellectual development. New York: Holt, Rhinehat & Winston.
Soares, T. M. (2003). Influência do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiência alcançada pelos alunos avaliados no SIMAVE-2002. Estudos em Avaliação Educacional, 28, 103-123.
Soares, T. M. (2005). Modelo de três níveis hierárquicos para a proficiência dos alunos de 4ª série avaliados no teste de Língua Portuguesa do SIMAVE/PROEB-2002. Revista Brasileira de Educação, 29, 73-87.

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

Machado Soares, T., da Silva Fernandes, N., Santos Botarro Ferraz, M., & de Lucena Ruas de Riani, J. (2010). A Expectativa do Professor e o Desempenho dos Alunos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(1), 157. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17451