Conhecimento Biológico das Crianças:

Um Domínio Autônomo? Concepções sobre o Aparelho Digestivo

Autores

  • Francimar Martins Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Desenvolvimento conceitual, Conceitos biológicos, Domínio específico, Teorias

Resumo

Este artigo discute idéias em torno da gênese do conhecimento biológico como um domínio específico do conhecimento, tomando como base dados de investigação conduzida com 45 crianças, na faixa etária de 4, 6, 8 e 10 anos, acerca da estrutura e funcionamento do aparelho digestivo. Os resultados indicaram que, aos quatro anos, a estrutura explanatóriana qual o fenômeno digestivo está embutido constitui um domínio autônomo do conhecimento, apesar de não constituir explanação fisiológica, já que as funções biológicas não são consideradas. Concluímos que: (1) desde os quatro anos o conhecimento biológico é um domínio autônomo; (2) a aquisição do conceito de digestão envolve ruptura e enriquecimento conceptual;(3) a concepção de transformação pode constituir um obstáculo na compreensão do modelo do funcionamento do aparelho digestivo amplamente aceito no meio científico. Recomendamos que para a elaboração de estratégia educacional acerca da digestão a atenção seja focalizada em torno das transformações, particularmente das transformações químicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carey, S. (1985). Conceptual change in childhood. Cambridge,
Massachusetts: MIT Press.
Carey, S. (1991). Knowledge acquisition: Enrichment or conceptual
change? Em S. Carey & R. Gelman, (Orgs.), The epigenesis
of mind: Essays on biologicy and cognition (pp. 257-291).
New York: Oxford University Press.
Carey, S. (1995). On the origin of causal understanding. Em D.
Sperber, D. Premarck & A.J. Premarck, (Orgs.), Causal cognition
a multidisciplinaiy debate (pp. 268-302). New York: Oxford
University Press.
Carraher, T.N. (1983). O metódo clínico: usando os exames de
Piaget. Petrópolis: Vozes.
Deadman, J.A. & Kelly, P.J. (1978). What do secondary school
boys understand about evolution and heredity before they are
taught the topics? Journal of Biological Education, 12, 7-15.
Gellert, E. (1962). Children's conception of the content and functions
of the human body. Genetic Psychology Monographs, 65,
291-411.
Hatano, G. & Inagaki, K. (1997). Qualitative changes in intuitive
biology. European Journal of Psychology of Education, XXI(2),
111-130.
Hirschfeld, L.A. & Gelman, S.A. (1994). Toward a topography of
mind: An introduction to domain specificity. Em L.A. Hirschfeld
& S. Gelman, (Orgs.), Mapping the mind. Domain specificity
in cognition and culture (pp. 3-35). New York: Cambridge University
Press.
Kalish, C. (1996). Causes and symptoms in preschoolers conceptions
of illness. Child Development, 67, 1647-1670.
Keil, F.C. (1985). Concepts, kinds and cognitive development. Cambridge,
MA: MIT Press.
Keil, F.C. (1991). The emergence of theoretical beliefs as contraints
on concepts. Em S. Carey & R. Gelman, (Orgs.), The Epigenesis
of mind: Essays on biology and cognition (pp. 237-256).
New Jersey: Laurence Erlbaum Associates.
Keil, F.C. (1992). The origins of an autonomous biology. Em M.R.
Gunnar & M. Maratos, (Orgs.), Modularity and constraints in
language and cognition (Volume 25, pp. 103-138). The Minnesota
Symposia on Child Psychology. Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Keil, F.C. (1994). The birth and nurturance of concepts by domains:
The origins of concepts of living things. Em L.A. Hirschfeld &
S. Gelman, (Orgs.), Mapping the mind. Domain specificity in
cognition and culture (pp. 234-254). New York: Cambridge
University Press.
Komatsu, L.K. (1992). Recent views of conceptual structure. Psychological
Bulletin, 112(3), 500-526.
Mintzes, J.J., Trowbridge, J.E. & Arnaudim, M.W. (1991). Children's
biology: Studies on conceptual development in the life
sciences. Em S.M. Glynn, R.H. Yeany & B.K. Britton, (Orgs.),
The Psychology of Learning Science (pp. 179-201). New Jersey:
Lawrence Erlbaum.
Pedersen, S. & Halldén, O. (1994). Intuitive ideas and scientific
explanation as parts of students' developing understanding of
biology: The case of evolution. European Journal of Psychology
of Education, 1X(1), 127-137.
Piaget, J. (1929). The child's conception of the world. London:
Routledge and Kegan Paul.
Rice, P. (1991). Concepts of health and illness in Thai children.
International Journal of Science Education, 13(l), 115-127.
Schommer, M. & Walker, K. (1995). Are epistemological beliefs
similar across domains? Journal of Educational Psychology,
87(3), 424-432.
Wellman, H.M. & Gelman, S.A. (1992). Cognitive development:
Foundational theories of core domains. Animal Review of Psychology,
43, 333-375.

Downloads

Publicado

2012-08-31

Como Citar

Teixeira, F. M. (2012). Conhecimento Biológico das Crianças:: Um Domínio Autônomo? Concepções sobre o Aparelho Digestivo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 15(1), 001–008. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17336