Reflexões Sobre a Aprendizagem de Matemática na Pré-escola
Palavras-chave:
Pré-escola, Resolução de problemas, Desenvolvimento infantilResumo
O estudo investigou o papel de diferentes representações na resolução de problemas de subtração por crianças de 4 a 6 anos. Noventa e seis crianças nas séries de jardim I, jardim II e alfabetização foram distribuídas em quatro grupos que tinham diferentes materiais disponíveis para ajudar nos cálculos realizados: 1 - material concreto; 2 - papel/ lápis; 3 - sem material; 4 - material concreto e papel/lápis. Realizou-se uma ANOVA verificando-se diferenças significativas apenas em relação à série, onde as crianças mais velhas obtiveram melhores desempenhos. Em todos os grupos, os materiais disponíveis
foram pouco utilizados, observando-se uma preferência pelo uso dos dedos. As principais estratégias observadas foram: modelagem, contagem crescente, contagem decrescente e fato numérico. O estudo ressalta a importância de que a pré-escola
estimule o uso de diferentes recursos no ensino de matemática que possibilitem à s crianças uma compreensão mais ampla dos
conceitos matemáticos
Downloads
Referências
kindergarden; numerical problem-solving; child development