Diferenças Individuais na Aprendizagem Inicial da Leitura:

Papel Desempenhado por Fatores Metalingüísticos

Autores

  • Lúcia Lins Browne Rego

Palavras-chave:

Leitura, Consciência fonológica, Consciência sintática

Resumo

Existe considerável suporte empírico para a hipótese de que a consciência fonológica e a consciência sintática
contribuem de formas específicas para explicar diferenças individuais no desenvolvimento da decodificação e da compreensão
na leitura. O presente estudo teve por objetivo investigar, por meio de uma pesquisa longitudinal, a influência desses fatores
metalingüísticos em 50 crianças brasileiras, alfabetizadas por um método silábico. As crianças foram testadas individualmente
em quatro sessões, realizadas ao longo de um ano. A primeira sessão ocorreu quando as crianças concluíam o período
pré-alfabetização e a última, após o término da alfabetização. As idades médias eram, respectivamente, 5 anos e 8 meses e 6
anos e 8 meses. Ao contrário de resultados obtidos com crianças falantes do inglês, as brasileiras não se beneficiaram dessas
habilidades metalingüísticas para desenvolver a decodificação na leitura. A única conexão replicada foi entre consciência
sintática e desempenhos de leitura que envolveram diretamente o uso de informações sintático-semânticas. Os resultados
sugerem que as explicações causais sobre a aquisição inicial da leitura são sensíveis a diferenças de língua e sobretudo de
métodos de alfabetização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bowey, J. (1986). Syntactic awareness in relation to reading skill
and ongoing reading comprehension monitoring. Journal of
Experimental Child Psychology, 41, 282-299.
Bradley, L. & Bryant, P. (1983). Categorizing sounds and learning
to read - A causai connection. Nature, 301, 419-521.
Bryant, P. & Bradley, L. (1985). Children's reading problems.
Oxford: Basil Blackwell.
Bryant, P., MacLean, M., Bradley, L. & Crossland, J. (1990).
Rhyme and alliteration, phoneme detection and learning to
read. Developmental Psychology, 26, 429-438.
Cardoso-Martins, C. (1990). Awareness of phonemes and alphabetic
literacy acquisition. British Journal of Educational Psychology,
61, 164-173.
Ferreiro, E. & Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en
ei desarollo dei nino. México: Siglo XXI.
Goodman, K.S. (1967). Reading: A psycholinguistic guessing
game. Journal ofthe Reading Specialist, 4, 126-135.
Gough, P.B. (1972). Onesecond of reading. Em J.F. Kavanaghel.
G. Mattingly (Orgs.), Language by ear and by eye (pp. 331-
358). Cambridge : MIT Press.
Guthrie, J. (1973). Reading comprehension and syntactic responses
in good and poor readers. Journal of Educational Psychology,
65, 294-299.
Kirtlcy, C, Bryant, P., MacLean, M. & Bradley, L. (1989). Rhyme,
rime and the onset of reading. Journal of Experimental Child
Psychology, 48, 224-245.
Morais, J., Alegria, J. & Content, A. (1987). The relationship
between segmentai analysis and alphabetic literacy: An interactive
view. Cahiers de Psychologie Cognitive, 7, 415-438.
Perfetti, C., Goldman, S. & Hogaboam, T. (1979). Reading skills
and the identification of words in discourse context. Memory
and Cognition, 7, 273-282.
Perfetti, C. & Hogaboam, T. (1975). Relationship between single
word decoding and reading comprehension skill. Journal of
Educational Psychology, 67, 461-469.
Perfetti, C, Beck, I., Bell, L. & Hughes, C. (1987). Phonemic
awareness and learning to read are reciprocai: A longitudinal
study of first grade children. Merril-Palmer Quarterly, 33,
283-319.
Rego, L.L.B. (1991). The role of early linguistic awareness children 's reading and spelling. Tese de Doutorado, Universidade
de Oxford, Oxford.
Rego, L.L.B. (1993). O papel da consciência sintática na aquisição
da língua escrita. Temas em Psicologia, 1, 79-87.
Rego, L.L.B. (1994). A importância da pesquisa transcultural elaboração de modelos explicativos da aquisição da língua
escrita. Em S. Weber (Org.), Sociedade e educação: alguns
aspectos para debate (pp. 113-119). Recife: Editora Universitária.
Rego, L.L.B. & Bryant, P. (1993a). The connection between
phonological, syntactic and semantic skills and children's reading
and spelling. European Journal of Psychology of Education,
VIU, 235-246.
Rego, L.L.B. & Bryant, P. (1993b, Julho). Phonological awareness,
syntactic awareness, reading and spelling: A longitudinal
study. Trabalho apresentado na 12a Reunião Bianual (Twelfth
Biennial Meetings) da International Society for the Study of
Behavioural Development, Recife.
Smith, F. (1971). ünderstanding reading. New York: Holt, Rinehart
e Wilson.
Stanovich, K. (1980). Toward an interactive-compensatory model
of individual differences in the development of reading fluency.
Reading Research Quaterly, 1, 33-71.

Downloads

Publicado

2012-09-20

Como Citar

Rego, L. L. B. (2012). Diferenças Individuais na Aprendizagem Inicial da Leitura:: Papel Desempenhado por Fatores Metalingüísticos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17212