Canalização Cultural das Interações Criança-Criança na Pré-escola

Autores

  • Angela Uchoa Branco Universidade de Brasília
  • Thereza Pontual de Lemos Mettel

Palavras-chave:

Socialização, Interação criança-criança, Pré-escola

Resumo

A perspectiva co-construtivista, que destaca o papel relevante da cultura em interação dialética com a participação ativa da criança em seu próprio desenvolvimento, é discutida no âmbito das relações professor-alunos e da ecologia das salas de aula. Uma alternativa metodológica para desvendar o "currículo oculto" em um contexto pré-escolar é aqui apresentada sob a forma de um estudo observacional visando identificar o papel da professora no processo de canalização cultural (através de facilitação/inibição) das interações criança-criança. As interações, gravadas em videoteipe, foram segmentadas em unidades de análise interacional (UAI), compostas por categorias referentes às interações criança-criança e ao comportamento da professora. Os resultados indicam a existência de padrões recorrentes de canalização cultural, consistentes e coerentes com os contextos das atividades desenvolvidas. A tendência canalizadora que mais se destacou foi a promoção e o incentivo do comportamento pró-social. Aspectos específicos do papel da professora são discutidos face à adoção de uma abordagem sistêmica e co-construtivista do desenvolvimento da criança no âmbito das instituições educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azmitia, M. (1988). Peer interaction and problem solving: When
are two heads better than one? Child Development, 59, 87-96.
Baldwin, J. (1896). Counsciousness and evolution. Psychological
Review, 3, 300-309.
Baldwin, J. (1906). Thoughtand things: A study ofthe development
and meaning of thought. London: Swan Sonnenschein & Co.
Bertalanffy, L. (1977). Teoria geral dos sistemas. Petrópolis: Ed.
Vozes.
Bloch, M.N. & Pellegrini, A.D. (1989). The ecological context of
children'splay. New Jersey: Ablex.
Bornstein, M.H. & Bruner, J.S. (1989). Interaction in human development.
NJ: Lawrencc Erlbaum Associates.
Branco, A.U. (1989). Socialização na pré-escola: o papel da
professora e da organização das atividades no desenvolvimento
de interações sociais entre as crianças. Tese de doutorado,
Universidade de São Paulo, São Paulo.
Branco, A.U. & Valsiner, J. (1992, julho). Development of convergence
and divergence in joint actions of preschool children
within structured social contexts. Trabalho apresentado no
XXV International Congress of Psychology, Bruxelas, Bélgica.
Branco, A.U. & Melo, CS. (1992, outubro). Adaptação à préescola:
uma análise co-construtivista. Trabalho apresentado na
XXII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de
Psicologia, Ribeirão Preto, SP.
Camaioni, L. (1980). L'interazione tra bambini. Roma: Armando
Armando.
Carvalho, A.M. & Beraldo, K.E. (1989). Interação criança-criança:
o ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas.
Cadernos de Pesquisa, 71, 55-61.
Cole, M. (1992a). Context, modularity and the cultural constitution
of development. Em L.T.Winegar & J.Valsiner (Orgs.), Children's
development within social context (pp. 5-32). New Jersey:
Lawrence Erlbaum Associates.
Cole, M. (1992b). Culture in development. Em M.H. Bornstein &
M.E. Lamb (Orgs.), Developmental psychology: An advanced
textbook (pp.731-788). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Davis, C. Silva, M.A.S. & Esposito, Y.L. (1989). Papel e valor das
interações sociais em sala de aula. Cadernos de Pesquisa da
Fundação Carlos Chagas, 71, 49-54.
Doise, W. & Palmonari, A. (1984). Social interaction in individual
development. New York: Cambridge University Press.
Eisenberg, N. & Mussen, P.H. (1989). The roots of prosocial
behavior in children. New York: Cambridge University Press.
Ellis, S. & Gauvain, M. (1992). Social and cultural influences on
children's collaborative interactions. Em L.T.Winegar & J.
Valsiner (Orgs.), Children 's development within social context
(pp. 155-180). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Erickson, F. (1987). Transformation and school suecess: The polities
and culture of educational achievement. Anthropology and
Education Quarterly, 18, 335-356.
Erickson, F. (1991, abril). Microethnography in the classroom.
Curso ministrado na Universidade de Brasília, Brasília.
Ford, D.H. & Lerner, R.M. (1992). Developmental systems theory:
An integrative approach. London: Sage Publications.
Forman, E.A. (1992). Discourse, intersubjectivity and the development
of peer collaboration: A Vygotskian approach. Em L.T.
Winegar & J.Valsiner (Orgs.), Children's development within
social context (pp. 143-160). New Jersey: Lawrence Erlbaum
Associates.
Giroux, H. & Purpel, D. (1983). The hidden curriculum and moral
education: Deception or discovery? Califórnia: McCutchan
Publishing Corporation.
Gump, P. (1980). The school as a social situation. Annual Review
of Psychology, 31,553-582.
Hamilton, S.F. (1983). The social side of schooling: Ecological
studies of classroom and schools. The Elementary School Journal,
83,313-334.
Johnson, D.W. & Johnson, R.T. (1989). Cooperation and competition:
Theory and research. Minnesota: Interaction BookCompany.
Kaye, K. (1982). The mental and social life of babies. Sussex:
Havester Press.
Le Maré, L.J & Rubin, K.H. (1987). Perspective taking and peer
interaction: Structural and developmental analysis. Child Development,
58, 306-315.
Litvinovic, G. & Valsiner, J. (1992, julho). Coordination ofinductive
and deduetive processes in parental reasoning. Trabalho
apresentado no XXV International Congress of Psychology,
Bruxelas, Bélgica.
McDermott, R. (1977). Social relations as contexts for learning in
schools. Harvard Educational Review, 47, 198-213.
Mead, G. (1934). Mind, selfand society. Chicago: University of
Chicago Press.
Oliveira, Z.M. (1988). Jogo de papéis: uma perspectiva para
análise do desenvolvimento humano. Tese de doutorado, Universidade
de São Paulo, São Paulo.
Packer, M.J. & Scott, B. (1992). The hermeneutic investigation of
peer relations. Em L.T. Winegar & J.Valsiner (Orgs.), Children^
development within social context (pp. 75-111). New
Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Pedrosa, M.I. (1989). Interação criança-criança: um lugar de
construção do sujeito. Tese de doutorado, Universidade de São
Paulo, São Paulo.
Piaget, J. (1961). Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Ed.
Fundo de Cultura.
Rogoff, B. (1990). Apprenticeship in thinking: Cognitive development
in social context. Oxford: Oxford University Press.
Slavin, R. (1991). Synthesis of research on cooperative learning.
Educaiional Leadership, February, 71-82.
Strayer, F.F. & Moss, E. (1989). The co-construction of representational
activity during social interaction. Em M.H. Bornstein
& J.S. Bruner (Orgs.), Interaction in human development (pp.
173-196). New Jersey: Lawrencc Erlbaum Associates.
Tudge, J. & Rogoff, B. (1989). Peerinfluenceson cognitive development:
Piagetian and Vygotskian perspectives. Em M.H.
Bornstein & J.S. Bruner (Orgs.), Interaction in human development
(pp. 17-40). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Valsiner, J. (1987). Culture and the development of children's
action. New York: John Wiley & Sons.
Valsiner, J. (1994). Culture and human development: A coconstruetivist
perspective. Em P. van Gecrt & L. Mos (Orgs.),
Annals ofTheoreticalPsychology (Vol. 10, pp. 247-298). New
York: Plenum.
Vygotsky, L.S. (1929). The problcm of the cultural development of
the child. Pedagogical Seminary and Journal ofGenetic Psychology,
36, 415-434.
Vygotsky, L.S. (1984). A formação social da mente. São Paulo:
Martins Fontes.
Wallat, C. & Greeen, J. (1979). Social rules and communicative
contexts in Kindergarten. Theory into practice, 18, 275-84.
Wertsch,J.V. (1985). Culture, communication and cognition: Vygotskian
perspectives. Cambridge: Cambridge University
Press.
Wozniak, R.H. (1986). Notes towards a co-constructive theory of
the emotion-cognition relationship. Em D.J. Bearinson & H.
Zimiles (Orgs.), Thought and emotion: Developmental perspectives
(pp. 39-64). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.
Wozniak, R.H. (1993). Co-constructive metatheory for psychology:
Implications for an analysis of families as specific social
contexts for development. Em R.H. Wozniak & K.W. Fisher
(Orgs.), Development in context: Acting and thinking in specific
environments (pp. 77-91). New Jersey: Lawrence Erlbaum
Associates.
Youniss, J. (1987). Social construetion and moral development:
Update and expansion of an idea. Em W.M. Kurtines & J.L.
Gewirtz (Orgs.), Moral development through social interaction
(pp. 131-148). New York: Wiley.

Downloads

Publicado

2012-09-20

Como Citar

Branco, A. U., & Mettel, T. P. de L. (2012). Canalização Cultural das Interações Criança-Criança na Pré-escola. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17208