INTERAÇÃO VERBAL E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO:

ASPECTOS DO DIÁLOGO PESQUISADOR-SUJEITO

Autores

  • Livia Simão

Palavras-chave:

Construção de conhecimento, Interação verbal, Interação pesquisador-sujeito

Resumo

Neste artigo são examinados alguns aspectos do diálogo entre pesquisador e sujeito enquanto interações verbais que propiciam conhecimento sobre um tema. Para tanto, são descritos resultados de um estudo sobre interação pesquisador-sujeito, referentes a categorias de in­teração e a tipos de modificações na natureza cognitiva dos relatos ver­bais do sujeito. Em seguida, são estabelecidas algumas relações entre esses resultados e determinadas funções da linguagem humana, bus-cando-se compreender como ações verbais podem propiciar construção de conhecimento sobre um tema

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bickhard, M. H. (1987)The social nature of the functional nature of language. Em
M. Hickmann (Org.) Social and funcional approaches to language and thought
New York: Academic Press, pp. 39-65.
Bloor, D. (1983) Wittgenstein-A social theory of knowledge. London: The Macmillan
Press.
Bori, С M. Botomé, S. P., Dal Pian, M. С. С, De Rose, J. С. С, & Tunes, E. (1978).
Desempenho de professores universitárbs no levantamento e caracterização de
problemas de ensino: descrição de um procedimento. Anais da VII Reunião Anual
da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 213-214.
Coutinho, A. R. (1986). "Dor de dentes" e "atração erótica": a linguagem da
experiência privada em Wittgenstein. Psicologia, 12(2), 29-46.
Coutinho, A.R. (1988). "Toothache" and "erotic attraction" - Wittgenstein on the
language of inner experience. Mimeografado.
Cranach, M. von (1979). Elements pour une théorie de la action concrete. MSH
Informations - Bulletin de la Eon dation Maison des Sciences de L'Homme, 30,
3-25.
Cranach, M. von, Machler, E., & Steiner, V. (1985).The Organization of Goal-Directed
Action: A Research Report. Em G. P. Ginsburg, M. Brenner, & M. von Cranach
(Orgs.). Discovery Strategies in the Psychology of Action. London: Academic
Press Inc. pp. 19-61.
Cuvillier, A. (1938) Manuel de Philosophie. Paris: Librarie A. Colin.
Engelmann, A. (1988).Duas Estruturas de Consciência: Teoria Probabilística e Teoria
Geral de Sistemas. Ciência e Cultura, 40(4), 347-354.
Engelmann, A. (1989). Relato verbal, principal representante da consciência-2
humana. Ciência e Cultura, 41(7), 680-685.
Gadamer, H.G. (1977).Man and Language. Em H. G. Gadamer. (Org.). Philosophical
Hermeneutícs, University of California Press, pp. 59-68.
Gadamer, H.G. (1982).Le Probléme Herméneutique. Em H. G. Gadamer. (Org.). L'Art
de Comprendre - Hérmeneutique et Tradition Philosophique. Paris: Ed. Aubier
Montaigne, pp. 28-47.
Gilbert, G. N., & Mulkay, M. (1983a). In Search of the Action: Some Methodological
Problems of Qualitative Analysis. Em G. N. Gilbert & P. Abell (Orgs.). Accounts
and Action. Aldershot: Grower.
Gilbert, G. N., & Mulkay, M. (1983b).Scientist Theory Talk, Canadian Journal of
Sociology, 8,179-197, (b).
Luria, A. R. (1979). Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira
(trad. Paulo Bezerra).
Luria, A. R. (1981).Lectures on Language and Cognition. Washington: V. H. Winston
and Sons.
Parsons, Т., & Shils, E. A. (1951). Toward a General Theory of Action, Cambridge:
Harvard University Press.
Simão, L. M. (1982a).Estudo Descritivo de Relações Professor-Aluno I: a questão do
procedimento de coleta de dados. Psicóloga, 8(2) 19-32.
Simão, L. M. (1982b). Estudo Descritivo de Relações Professor-Aluno II: alguns
resultados. Psicologia, 8(3), 37-59.
Simão, L. M. (1986). Relações Professor-Aluno (estudo descritivo através de relatos
verbais do professor). São Paulo: Editora Ática.
Simão, L. M. (1988). Interação Verbal e Construção de Conhecimento. Tese de
Doutoramento. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Simão, L. M. (1989). Interação Pesquisador-Sujeito: a perspectiva de ação social na
construção de conhecimento. Ciência e Cultura, 41(12), 1195-1202.
Tunes, E. (1981). Identificação da Natureza e Origem das Dificuldades de Alunos de
Pós-Graduação para Formularem Problema de Pesquisa, Através de Seus
Relatos Verbais. Tese de Doutoramento. São Paulo: Instituto de Psicologia da
Universidade de São Paulo.
Tunes, E. (1984). Considerações a respeito de relatos verbais como dados,
Psicologia, 10(1), 1-10.
Vygotsky (Vigotskii), L. S. (1987). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins
Fontes (tradução da edição americana de 1962, por Jeferson Luiz Camargo).
Weber, M. (1944).Есоnomia у Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica.
Wittgenstein, L. (1987). Investigações Filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.

Downloads

Publicado

2012-08-23

Como Citar

Simão, L. (2012). INTERAÇÃO VERBAL E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO:: ASPECTOS DO DIÁLOGO PESQUISADOR-SUJEITO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(02), 219–229. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17134

Edição

Seção

Estudos Empíricos