Aprendizagem de leitura por meio de um procedimento de discriminação sem erros (exclusão):

Uma replicação com pré-escolares

Autores

  • Ligia Ebner Melchiori Universidade Estadual Paulista - Bauru
  • Deisy G. de Souza Universidade de Brasília
  • Júlio C. de Rose Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Aquisição de leitura, Unidades textuais mínimas, Discriminação sem erro, Exclusão, Pré-escolares

Resumo

O estudo investigou, com três pré-escolares, a aquisição de leitura por meio de um programa individualizado de ensino que emprega o procedimento de exclusão para ampliar o repertório de discriminações condicionais entre palavras ditadas (modelos) e palavras impressas (estímulos de escolha ou comparações). O programa, desenvolvido em um estudo prévio, combina passos de exclusão com testes de equivalência e de generalização. Nas tentativas de pareamento por exclusão, duas palavras impressas eram apresentadas simultaneamente ao sujeito: uma era uma palavra nova e a outra era uma palavra que o sujeito já havia aprendido a relacionar à palavra ditada correspondente. A tarefa do sujeito consistia em apontar a palavra impressa que correspondesse à palavra falada pelo experimentador (modelo oral); neste caso, quando a palavra nova era ditada, o sujeito podia excluir a palavra já conhecida, usando-a como pista para selecionar a palavra impressa nova. Pretendia-se verificar se, também com esta população, a expansão deste repertório de pareamentos favoreceria a aprendizagem de leitura (das palavras de treino) e sua generalização (diante de outras palavras, formadas por recombinações de sílabas contidas nas palavras já aprendidas). Os resultados replicaram os de estudos anteriores (com alunos que já tinham uma história académica mal-sucedida): os sujeitos aprenderam a ler as palavras de treino e passaram a apresentar leitura generalizada no decorrer do programa. A ocorrência de leitura generalizada indica que os sujeitos dominaram os mecanismos de análise e síntese envolvidos na leitura, isto é, seu comportamento textual passou a ser controlado por unidades textuais mínimas. Os dados indicam também que parece haver uma relação entre a dificuldade de aprender a ler as palavras de treino e a rapidez da generalização. Estes resultados estendem a generalidade dos efeitos do procedimento de exclusão no estabelecimento de controle de estímulos por unidades textuais mínimas para uma população ainda não exposta ao ensino formal de leitura.

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Referências

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Publicado

2012-08-21

Como Citar

Melchiori, L. E., de Souza, D. G., & de Rose, J. C. (2012). Aprendizagem de leitura por meio de um procedimento de discriminação sem erros (exclusão):: Uma replicação com pré-escolares. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(1), 101–111. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17127