A compreensão de frações como magnitude relativa

Autores

  • David William Carraher Universidade Federal de Pernambuco
  • Analúcia Dias Schliemann Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Problemas, Frações, Magnitude relativa

Resumo

A análise das respostas dadas por 60 alunos de quinta série a problemas apresentados em duas versões (uma literal, outra relativa) revelou uma forte tendência a identificar o numerador e o denominador como indicando, respectivamente, o número de elementos marcados e o número total de elementos em um conjunto (versão literal). Em geral os alunos não aceitavam como válidas figuras que não preenchiam estes critérios, mesmo quando as figuras representavam frações equivalentes (versão relativa). Os resultados são discutidos em termo do conceito de magnitude relativa.

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Publicado

2012-08-21

Como Citar

Carraher, D. W., & Schliemann, A. D. (2012). A compreensão de frações como magnitude relativa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 8(1), 67–78. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17124