CORRESPONDÊNCIA:
UM ESQUEMA QUANTITATIVO BÁSICO
Palavras-chave:
Solução de problemas, Comparação, Correspondência espacial, Correspondência temporal, Efeitos de instruçãoResumo
- Os problemas de comparação em aritmética são diffceis para crianças de 5 a 7 anos. Uma estratégia eficaz usada por algumas crianças nessa idade consiste em aplicar a correspondência termo-a-termo aos conjuntos comparados. Analisamos a eficácia do treinamento no uso da correspondência espacial ou temporal sobre a resolução de problemas comparativos. 180 crianças em dois nfveis de instrução (pré-escolar e primeira série) e de idade (5/6 e 6/7 anos) de três escolas particulares de Recife foram randomicamente distribuídas entre um grupo de controle e dois experimentais, os quais recebiam instrução no uso da correspondência espacial ou temporal, respectivamente. Observaram-se ganhos significativos apenas no grupo instruído em correspondência espacial, não havendo interação entre idade e treinamento. As crianças desse grupo mostraram desempenho superior à quele tipicamente observado nessa faixa etária, o que indica a possibilidade de instrução em resolução de problemas desde o pré-escolar.
Downloads
Referências
problem-solving skills. Em T. P. Carpenter. J. M. Moser, & T. Romberg (Orgs.).
Addition and Subtraction: Developmental Perspective. Hillsdale. NJ: Lawrence
Erlbaum. Carraher, T. N., & Bryant, P. E. (1987). Everyday concepts of arithmetic
operations.
Trabalho apresentado na ISSBD China Satélite Conference, Pequim. Carraher. T.
N„ & Schliemann, A. D. (1983). Fracasso escolar uma questão social.
Cadernos de Pesquisa, 45, 3-19. Carraher, T. N., & Schliemann, A. D.
(1987). Real and apparent equality in
conservation experiments. Trabalho apresentado na Reunião Bienal da SRCD,
Baltimore. Cowan. R. (1987). Assessing young children's
understanding of one-to-one
correspondence. British Journal of Developmental Psychology, 5, 149-153.
Desforges, A., & Desforges, G. (1980). Number-based strategies of sharing in young
children. Educational Studies, 6, 97-109. Frydman, O., & Bryant, P. (1988).
Sharing and the understanding of number
equivalence by young children. Cognitive Devebpment, 3, 323-339. Piaget, J., &
Szeminska, A. (1952). The Child's Conception of Number. London:
Routledge & Kegan Paul. Riley, M. S., Greeno, J. G., & Heller, J. I. (1983).
Development of children's
problem-solving ability in arithmetic. Em H. P. Ginsburg (Org.). The Development
of Mathematical Thinking. New York: Academic Press. Schliemann, A. D. (1982).
Resolução de problemas e operações concretas. Em T. N.
Carraher (Org.). Aprender pensando. Petrópolis: Vozes. Vergnaud, G. (1982). A
classification of cognitive tasks and operations of thought in
addition and subtraction problems. Em T. P. Carpenter, J. M. Moser. & T.
Romberg (Orgs.). Addition and Subtraction: Developmental Perspective. Hillsdale.
NJ: Lawrence Erlbaum.