As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau
Resumo
RESUMO - Este é um estudo de tipo exploratório fundamentado em con-ceitos atribucionais. Professoras e alunos de uma escola pública da pe-riferia da Zona Leste de São Paulo foram solicitados, através de entrevis-tas individuais, a explicar as razões do mau desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise do conteúdo das respostas, a partir da qual quinze categorias temáticas foram construídas. Os resultados mostraram que algumas categorias de resposta são comuns a professores e alunos, enquanto que outras são exclusivas de um dos dois grupos. As professo-ras atribuem o mau desempenho dos alunos sobretudo a causas familiares e a problemas de saúde física. Os alunos se referem basicamente à falta de motivação e esforço e à dificuldade de compreender os conteúdos propostos em sala de aula.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-29
Como Citar
Maluf, M. R., & Bardelli, C. (2013). As causas do fracasso escolar na perspectiva de professoras e alunos de uma escola de primeiro grau. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 7(03), 263–271. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17114
Edição
Seção
Estudos Empíricos