INTERAÇÕES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
REFLEXÕES PARA UMA DISCUSSÃO SEMPRE ATUAL
Palavras-chave:
Interações sociais, Interação social em Piaget, Construção cognitiva, Construtivismo e interações sociaisResumo
O artigo expõe uma reflexão sobre as relações entre as inte-rações sociais e a construção cognitiva. Essa reflexão tem como referência elementos originários das seguintes vertentes teóricas: as contribuições de Piaget e as de Vygotsky. Porém, ênfase é dada à fecundidade de algumas questões de investigação inspiradas no primeiro desses quadros teóricos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Bovet, M., Parrat-Dayan, S., & Voneche, J. (1988). Comment engendrer une
explication causale par apprentissage?-1-Le role du dialogue. Enfance (mimeo).
Carraher, T. N. (1989). Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez. Carvalho, A. M., &
Beraldo, K. E. A. (1989). Interação criança-criança: ressurgimento
de uma área de pesquisa e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, 71, 55-61.
C.R.E.S.A.S. (1987). On n'apprendpas toutseul. Intéractions sociales et construction
des savoirs. Paris: ESF. Doise, W. (1982).Lexplication enpsychologie sociale.
Paris: PUF. Doise, W.f & Mugny, G. (1981). Le développement social de I'intelligence.
Paris:
Interéditions. Emiliani, F., & Zani, B. (1983). Strategie interattive e
>appresentazioni social in
operatrici di asilo nido. Età Evolutiva, 14, 90-95. Inhelder, B., Garcia, R.,
& Voneche, J. (1977). Epistémologie génétique et
équilibration. Hommage à Jean Piaget. Neuchâtel: Délachaux et Niestlé. McLane, J.
B., & Wertsch, J. (1986). Child””child and adult-child interaction: a
Vygotskian study of dyadic problem systems. The Quarterly News-letter of the
Laboratory of Comparative Human Cognition. São Diego, 8 (3), 98-105. Moro, M. L
F. (1986). A construção da inteligência e a aprendizagem escolar de
crianças de famílias de baixa renda: continuando um debate. Cadernos de
Pesquisa, 56, 66-72. Moro, M. L. F. (1987a). Aprendizagem operatória. A
interação social da criança. São
Paulo/Curitiba: Cortez/Scientia et Labor. Moro, M. L. F. (1987b). A
interação social na aprendizagem de noções
operatório-concretas de interesse à iniciação em matemática. Relatório de
pesquisa. Curitiba, CNPq/UFPR. Moro, M. L. F. (1988). A aprendizagem
operatória das noções de quantificação da
inclusão e da seriação e a iniciação escolar: o papel da interação social da
criança. Relatório preliminar de pesquisa. Curitiba, UFPR/PRPG (mimeo).
Moro, M. L. F., Branco, V., Hubner, E., & Alves, M. (1990). A aprendizagem
construtivista no início da escola elementar e o papel da interação social das
crianças. Relatório preliminar de pesquisa. Curitiba, UFPR/CNPq (mimeo).
Orsolini, M., & Pontecorvo, C. (1986). Arquivo versus co-constructing in children's
verbal interaction. Comunicação apresentada na "II European Conference on
Developmental Psycology". Roma (mimeo). Overton, W. F. (Org.) (1983).
The relationship between social and cognitive
development. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum. Perret-Clermont, A. N. (1978). A
construção da inteligência pela interação social.
(Trad. para o português de E. Godinho). Lisboa: Socicultur. Perret-Clermont, A.
N. (1987). Repport d'activité du Séminaire de Psychologie,
Universíté de Neuchâtel. Cahiers de Psychologie, 26, 43-56. Perret-Clermont, A. N.
(1988). Testons-nous les compétences cognitives? Posfácio
para a edição em russo do livro "A construção da inteligência pela interação
social". Neuchâtel: Université de Neuchâtel (mimeo). Perret-Clermont, A. N.,
Mugny, G., & Doise, W. (1976). Une approche psychosociologique
du développément cognitif. Archives de Psychologie, 17, 135-144. Piaget, J.
(1923). Le langage et la pensée chez I'enfant Neuchâtel: Délachaux et
Niestlé. Piaget, J. (1924). O raciocínio da criança. (Trad. da ed. em francês de 1967
por V. R.'
Chaves. Rio/São Paulo: Record, s/d.). Piaget, J. (1932). Lejugement moral chez
1'enfant. (3e. ed.). Paris: PUF. Piaget, J. (1935). Remarques psychologiques
sur le travail par equipes. Em
UNESCO. Le travail par équipes à l'école. Génève: Bureau International de
TEducation. Piaget, J. (1945). As operações lógicas e a vida social. Em J. Piaget.
Estudos
sociológicos. (Trad. de 1973 da 1a ed. em francês de 1965 por R. Di Piero. Rio:
Forense). Piaget, J. (1962). Commentaires sur les remarques critiques de
Vygotsky. Em B.
Schnewly, & J. P. Bronckart (Orgs.) (1985). Vygotsky
aujourd'hui.
Neuchâtel/Paris: Délachaux et Niestlé. Piaget, J. (1967). biologia y
conocimiento. (Trad. da 1a ed. em francês por F. G.
Aramburu. Madrid: Síglo Veintiuno). Piaget, J. (1976). Postface. Archives de
Psychologie, 171, 223-228. Piaget, J., & Garcia, R. (1983). Psychogénèse et histoire
des sciences. Paris:
Flammarion. Piaget, J., & Garcia, R. (1987). Vers une logique des significations.
Geneve: Murionde. Rogoff, B. (1983). Social guidance of cognitive development. Em
E. Gollin (Org.).
Colorado symposium on Human Socialization: social context and human
development. New York: Academic Press. Rogoff, B., Gilbride, K., & Malkin, C.
(1983). Interaction with babies as guidance in
development. Comunicação apresentada no "Meeting of the Society for Research
in Child Development". Detroit (mimeo). Rogoff, B., & Gardner, W. (1984). Adult
guidance of cognitive development. Em B.
Rogoff, & J. Lave (Orgs.). Everyday Cognition: Its development in social context.
Cambridge: Harvard Univ. Press.
Stambak, M., Barriere, M., Bonica, I., Maisonnet, R. Musatti, T.t Rayna, S., & Verba,
M. (1983). Les bebés entre eux. Paris: PUF. Vygotsky, L. S. (1934). Pensée et
langage. (Trad. da versão em inglês de M. Resende
(1979). Lisboa: Antídoto. Wertsch, J. W., & Sammarco, J. G. (1988). Précurseurs
sociaux du fonctionnement
cognitif individuei; le probleme des unités d'analyse. Em R. Hinde, A. N.
Perret-Clermont, & L. Stevenson-Hinde (Orgs.). Relations interpersonnelles et
développément des savoirs. Paris: Delval. Pp. 395-418.
explication causale par apprentissage?-1-Le role du dialogue. Enfance (mimeo).
Carraher, T. N. (1989). Sociedade e inteligência. São Paulo: Cortez. Carvalho, A. M., &
Beraldo, K. E. A. (1989). Interação criança-criança: ressurgimento
de uma área de pesquisa e suas perspectivas. Cadernos de Pesquisa, 71, 55-61.
C.R.E.S.A.S. (1987). On n'apprendpas toutseul. Intéractions sociales et construction
des savoirs. Paris: ESF. Doise, W. (1982).Lexplication enpsychologie sociale.
Paris: PUF. Doise, W.f & Mugny, G. (1981). Le développement social de I'intelligence.
Paris:
Interéditions. Emiliani, F., & Zani, B. (1983). Strategie interattive e
>appresentazioni social in
operatrici di asilo nido. Età Evolutiva, 14, 90-95. Inhelder, B., Garcia, R.,
& Voneche, J. (1977). Epistémologie génétique et
équilibration. Hommage à Jean Piaget. Neuchâtel: Délachaux et Niestlé. McLane, J.
B., & Wertsch, J. (1986). Child””child and adult-child interaction: a
Vygotskian study of dyadic problem systems. The Quarterly News-letter of the
Laboratory of Comparative Human Cognition. São Diego, 8 (3), 98-105. Moro, M. L
F. (1986). A construção da inteligência e a aprendizagem escolar de
crianças de famílias de baixa renda: continuando um debate. Cadernos de
Pesquisa, 56, 66-72. Moro, M. L. F. (1987a). Aprendizagem operatória. A
interação social da criança. São
Paulo/Curitiba: Cortez/Scientia et Labor. Moro, M. L. F. (1987b). A
interação social na aprendizagem de noções
operatório-concretas de interesse à iniciação em matemática. Relatório de
pesquisa. Curitiba, CNPq/UFPR. Moro, M. L. F. (1988). A aprendizagem
operatória das noções de quantificação da
inclusão e da seriação e a iniciação escolar: o papel da interação social da
criança. Relatório preliminar de pesquisa. Curitiba, UFPR/PRPG (mimeo).
Moro, M. L. F., Branco, V., Hubner, E., & Alves, M. (1990). A aprendizagem
construtivista no início da escola elementar e o papel da interação social das
crianças. Relatório preliminar de pesquisa. Curitiba, UFPR/CNPq (mimeo).
Orsolini, M., & Pontecorvo, C. (1986). Arquivo versus co-constructing in children's
verbal interaction. Comunicação apresentada na "II European Conference on
Developmental Psycology". Roma (mimeo). Overton, W. F. (Org.) (1983).
The relationship between social and cognitive
development. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum. Perret-Clermont, A. N. (1978). A
construção da inteligência pela interação social.
(Trad. para o português de E. Godinho). Lisboa: Socicultur. Perret-Clermont, A.
N. (1987). Repport d'activité du Séminaire de Psychologie,
Universíté de Neuchâtel. Cahiers de Psychologie, 26, 43-56. Perret-Clermont, A. N.
(1988). Testons-nous les compétences cognitives? Posfácio
para a edição em russo do livro "A construção da inteligência pela interação
social". Neuchâtel: Université de Neuchâtel (mimeo). Perret-Clermont, A. N.,
Mugny, G., & Doise, W. (1976). Une approche psychosociologique
du développément cognitif. Archives de Psychologie, 17, 135-144. Piaget, J.
(1923). Le langage et la pensée chez I'enfant Neuchâtel: Délachaux et
Niestlé. Piaget, J. (1924). O raciocínio da criança. (Trad. da ed. em francês de 1967
por V. R.'
Chaves. Rio/São Paulo: Record, s/d.). Piaget, J. (1932). Lejugement moral chez
1'enfant. (3e. ed.). Paris: PUF. Piaget, J. (1935). Remarques psychologiques
sur le travail par equipes. Em
UNESCO. Le travail par équipes à l'école. Génève: Bureau International de
TEducation. Piaget, J. (1945). As operações lógicas e a vida social. Em J. Piaget.
Estudos
sociológicos. (Trad. de 1973 da 1a ed. em francês de 1965 por R. Di Piero. Rio:
Forense). Piaget, J. (1962). Commentaires sur les remarques critiques de
Vygotsky. Em B.
Schnewly, & J. P. Bronckart (Orgs.) (1985). Vygotsky
aujourd'hui.
Neuchâtel/Paris: Délachaux et Niestlé. Piaget, J. (1967). biologia y
conocimiento. (Trad. da 1a ed. em francês por F. G.
Aramburu. Madrid: Síglo Veintiuno). Piaget, J. (1976). Postface. Archives de
Psychologie, 171, 223-228. Piaget, J., & Garcia, R. (1983). Psychogénèse et histoire
des sciences. Paris:
Flammarion. Piaget, J., & Garcia, R. (1987). Vers une logique des significations.
Geneve: Murionde. Rogoff, B. (1983). Social guidance of cognitive development. Em
E. Gollin (Org.).
Colorado symposium on Human Socialization: social context and human
development. New York: Academic Press. Rogoff, B., Gilbride, K., & Malkin, C.
(1983). Interaction with babies as guidance in
development. Comunicação apresentada no "Meeting of the Society for Research
in Child Development". Detroit (mimeo). Rogoff, B., & Gardner, W. (1984). Adult
guidance of cognitive development. Em B.
Rogoff, & J. Lave (Orgs.). Everyday Cognition: Its development in social context.
Cambridge: Harvard Univ. Press.
Stambak, M., Barriere, M., Bonica, I., Maisonnet, R. Musatti, T.t Rayna, S., & Verba,
M. (1983). Les bebés entre eux. Paris: PUF. Vygotsky, L. S. (1934). Pensée et
langage. (Trad. da versão em inglês de M. Resende
(1979). Lisboa: Antídoto. Wertsch, J. W., & Sammarco, J. G. (1988). Précurseurs
sociaux du fonctionnement
cognitif individuei; le probleme des unités d'analyse. Em R. Hinde, A. N.
Perret-Clermont, & L. Stevenson-Hinde (Orgs.). Relations interpersonnelles et
développément des savoirs. Paris: Delval. Pp. 395-418.
Downloads
Publicado
2012-08-20
Como Citar
Mouro, M. L. (2012). INTERAÇÕES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.: REFLEXÕES PARA UMA DISCUSSÃO SEMPRE ATUAL. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 7(03), 215–227. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17110
Edição
Seção
Estudos Empíricos