Comparação do desempenho de escolares de 2º grau em três provas operatórias:

permutação, quantificação de probabilidades e torre de hanoi

Autores

  • Leny Rodrigues Martins Teixeira Universidade Estadual Paulista

Resumo

RESUMO - O objetivo do presente trabalho foi o de comparar o desempenho dos sujeitos nas provas operatórias de Permutação, Quantificação de Probabilidades e Torre de Hanoi, aplicadas a 60 escolares de ambos os sexos, da 1a, 2a e 3a séries (20 por série) de uma escola de 2º Grau, dentro de uma faixa etária de 15 a 20 anos. O desempenho dos sujeitos nas provas foi correlacionado à média das notas de matemática obtidas pelos colegiais durante o ano. Na comparação entre as três provas, os sujeitos tiveram melhor desempenho na Prova da Torre de Hanoi, embora os resultados tenham sido baixos, para o nível de operações formais, em todas as provas (em torno de 50%). Os sujeitos masculinos tiveram desempenho significativamente melhor apenas na Prova de Quantificação de Probabilidades. Não houve diferença significativa quanto à idade para nenhuma das provas. Somente nas Provas de Quantificação de Probabilidades e da Torre de Hanoi houve diferença significativa quanto à escolaridade, favorecendo as séries mais avançadas. Não houve correlação entre desempenho dos sujeitos e notas de matemática para nenhuma das provas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barrat, B. B, (1975). Training and transfer in combinatorial problem solving: the
development of formal reasoning during early adolescence. Developmental
Psychology, 11 (6), 700-704.
Douglas, J. D. & Wong, A. C. (1977). Formal operations: Age and sex differences in
Chinese and american children. Child Development, 48 (2), 689-692.
Duckworth, E. (1964). Piaget Rediscovered. A report of the conference on cognitive
studies and curriculum development. New Rochelle, N.Y.: Cornell Richard E.
Ripple and Verne.
Goodnow, J. J. & Bethon, G. (1966). Piaget's tasks: the effects of schoolling and
intelligence. Child Development, 37, 573-582.
Inhelder, B. & Piaget, J. (1972). De la lógica del pino a la lógica del adolescente. Trad.
Maria Tereza Cevasco. Buenos Aires: Paidos.
Longeot, F. (1974). L'Échelle de developpement de la pensée logique. Manuel
d'Istructions. Issy - les - Moulineaux: Editions Scientifique et
Psychotechniques.
Macedo, L. (1979). Relações entre a ação e sua compreensão. Anais da IX Reunião
Anual de Psicologia. Ricardo Goroyeb (Org.), pp. 1-7.
Miller, J. P. (1978). Piaget, Kohlberg and Erikson developmental implications for
secondary education. Adolescence, XIII (50), 237-250.
Neimark, E. O. (1975). Intellectual Development during Adolescence. Review of Child
Development Research, (vol. 4). F. D. Horowitz (Org.). Chicago: Univ. of Chicago
Press, cap. 10, pp. 541-594.
Odegaard, G. E. (1976). An investigation of Piaget's groupings: seriation and
projective space. Dissertation Abstracts International, 36 (12), 7959-a.
Piaget, J. (1976). A equilibração ds estruturas cognitivas: Problema central do
desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar.
Piaget, J. (1978). Fazer e compreender. Trad. С. L. de P. Leite. São Paulo:
Melhoramentos/E DUS P.
Piaget, J. (1972). Intellectual evolution from adolescene to adulthood. Human
Development, 15, 1-12.
Piaget, J. (1977). A tomada de consciência. Trad. E. Ð’. de Souza. São Paulo:
Melhoramentos/E D U SP.
Piaget, J. & Inhelder, B. (1951). La genese de l'idée de hasard chez l'enfant. Paris:
Presses Universitaires de France.
Piaget, J. & Inhelder, B. (1973). A psicologia da criança. Trad. Octávio M. Cajado. São
Paulo: Difusão Européia do Livro (Coleção "Saber Atual").
Schwebel, M. (1975). Formal operations in first-year college students. The Journal of
Psychology, 91, 133-141.
Siegel, S. (1981). Estatística não-paramétrica para as ciências do comportamento.
Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.
Tomlinson-Keasey, С. (1972). Formal operations in females from eleven to fifty-four
years of age. Developmental Psychology, 6, 364.

Downloads

Publicado

2012-08-15

Como Citar

Rodrigues Martins Teixeira, L. (2012). Comparação do desempenho de escolares de 2º grau em três provas operatórias:: permutação, quantificação de probabilidades e torre de hanoi. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 6(1), 3–22. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17081