ANALISE DA INSTITUIÇÃO EDUCAÇÃO EM ESTABELECIMENTO ESCOLAR DA PERIFERIA DA GRANDE VITÓRIA
Resumo
O trabalho em questão refere-se a uma experiência realizada numa instituição educacional. O referencial teórico utilizado foi o da Análise Institucional e os conceitos priorizados foram instituição, entendida como a forma que produz e reproduz as relações sociais; transversalidade; implicação e analisador. A intervenção se desenvolveu numa escola de 1° e 2° Graus da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Os dispositivos analisadores construídos foram os grupos e as assembléias. Observamos como conseqüência do trabalho desenvolvido um gradativo aumento da organização do corpo docente. Os professores que participaram da análise iniciaram um processo coletivo de mudanças administrativas e pedagógicas, viabilizando uma atuação mais efetiva desses profissionais no estabelecimento em questão. A maior importância dos trabalhos desta ordem está no fato de que possibilitam a produção de novos agenciamentos com os movimentos políticos sociais mais amplos.
Downloads
Referências
Zaharel.
Castoriadis, С (1982). A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e
Terra.
Chaui, M. (1986). Singularização e autonomia. Folhetim - Folha de S. Paulo.
Guatari, F. & Rolnik, S. (1986). Micropolítica - Cartografia do desejo. Rio de Janeiro:
Ed. Vozes.
Lapassade, G. (1977). El encuentro institucional. Em R. Lourau & outros (Orgs.). Analisis
Institucional у Socioanalisis. México: Nueva Imagem Editora.
Lourau, R. (1979). Sociólogo em tempo inteiro: análise institucional e pedagogia. Lisboa:
Editorial Estampa.
Saidon, O. & Kamkhagi, V. R. (Orgs.) (1987). Análise institucional no Brasil: favela,
hospício, escola, Funabem. Rio e Janeiro: Editora Espaço e Tempo.