O Processo De Socialização Da Criança Nas Famílias De Classe Popular

Autores

  • Euza Maria de Rezende Bonamigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vânia Maria Moreira Rasche Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

RESUMO - Este estudo qualitativo descreve as práticas de socialização de famílias de classe popular que vivem num grande e representativo centro urbano brasileiro (Porto Alegre, RS). A coleta de dados realizou-se primeiramente através de um estudo de três famílias, com diferentes estruturas familiares, empregando-se a observação participante e a entrevista. Com base nestes dados organizou-se um questionário utilizado para entrevistar 30 famílias: doze do tipo nuclear, onze do tipo extensivo e sete do tipo pai ausente. A análise dos dados envolveu a busca de semelhanças e diferenças intra e inter-grupos familiares, a síntese dos três tipos de estrutura familiares, bem como a descrição dos temas mais relevantes. Os resultados indicam que não há diferenças relevantes nas práticas de socialização dos três tipos de estrutura familiar, sendo que a mulher é sempre a principal responsável pela educação dos menores. Nas práticas disciplinares aparece o predomínio da punição física e da restrição da autonomia. Quanto aos papéis sexuais, é evidente a estereotipia sexual e os tabus em relação ao sexo. É bem presente a aspiração de educação formal e estudos de terceiro grau para as crianças. O relacionamento afetivo é caloroso na maioria dos casos estudados. A televisão e o rádio são as principais opções de lazer. São feitas algumas recomendações para pesquisa futura e para a prática pedagógica.

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Publicado

2012-07-12

Como Citar

Maria de Rezende Bonamigo, E., & Maria Moreira Rasche, V. (2012). O Processo De Socialização Da Criança Nas Famílias De Classe Popular. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 4(3), 295–315. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17054