Aprendendo A Ensinar Crianças Especiais:

Passo A Passo Se Fez Um Caminho

Autores

  • Margarida Hofmann Windholz Universidade de São Paulo

Resumo

RESUMO - O presente artigo objetiva fazer uma análise crítica do trabalho realizado com excepcionais nos últimos 17 anos, pela autora. Destaca causas de sucessos e fracassos, apresentando sugestões para profissionais e pesquisadores da área. A análise é feita em três níveis: o das condições macro-sistêmicas, o das condições intra-institucionais e o das condições/características individuais de alunos, pais e educadores. Enfatiza-se a importância da tríade: prestação de serviços, ensino contínuo dos educadores e pesquisa, como fundamental para a obtenção de bons resultados, bem como a necessidade de empenho ativo de todos para garantir os direitos constitucionais do cidadão excepcional.

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Referências

Windholz, M.H. (1988). Passo a passo, seu caminho. Guia curricular para o ensino de
habilidades básicas. São Paulo: EDICON.
Windholz, M.H. (1961). Contribuições da psicologia ao ajustamento de crianças retardadas.
Boletim de Psicologia, 41/42, 3-5.

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Publicado

2012-07-12

Como Citar

Hofmann Windholz, M. (2012). Aprendendo A Ensinar Crianças Especiais:: Passo A Passo Se Fez Um Caminho. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 4(3), 257–267. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17051