Um Estudo Naturalístico Do Comportamento De Pré-Escolares Durante A Refeição

Autores

  • Maria Elisa Fonseca de Brito Universidade de Brasília
  • Thereza Pontual de Lemos Mettel Universidade de Brasília

Resumo

RESUMO - O objetivo deste trabalho foi identificar de modo exploratório as variáveis da situação de almoço de crianças pré-escolares. Foram estudadas vinte crranças (dez meninos e dez meninas) com idades entre três e cinco anos, e os adultos que as acompanhavam durante o almoço. Foram registrados cursivamente e gravados em áudio dois almoços de cada criança, em situação natural. As mães foram entrevistadas duas vezes, antes e depois das observações. Os resultados revelaram que as crianças passaram a maior parte do tempo sentadas e comendo, embora apresentassem também comportamentos não ligados à tarefa de comer. Os adultos presentes emitiram um grande número de ordens e verbalizações orientando, informando ou auxiliando a criança no comportamento alimentar. O relato das mães obtido pelas entrevistas nem sempre concordou com os dados observados diretamente durante as refeições. Discute-se o papel do adulto como facilitador ou não de melhores hábitos alimentarese maior ingestão de alimentos por parte da criança. São sugeridas algumas orientações a pais e direções para pesquisas posteriores.

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Publicado

2012-05-17

Como Citar

Fonseca de Brito, M. E., & Pontual de Lemos Mettel, T. (2012). Um Estudo Naturalístico Do Comportamento De Pré-Escolares Durante A Refeição. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 2(1), 1–13. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16984