Atribuição de Estereótipos A Grupos Regionais Por Parte de Alunos do Primeiro Grau
Resumo
RESUMO ”” Foi o objetivo do estudo investigar em uma amostra de 480 alunos da 5a a 8a séries de escolas públicas e particulares de Brasilia, D.F. os estereótipos relativos ao carioca, gaúcho, mineiro, nordestino e paulista. O instrumento utilizado incluía uma relação de doze atributos (como inteligente, alegre, esperto e honesto), solicitando-se aos alunos para dar pontos de 1 a 5 aos distintos grupos nestas características. Observou-se que em cada grupo certos traços foram mais salientados. Constatou-se ainda que muitos dos estereótipos observados entre adultos com relação aos diferentes grupos foram também observados na amostra estudada, especialmente entre os alunos de séries mais avançadas.
Downloads
Referências
stereotyping of adult occupations in elementary school children. Child Development,
43, 507-512.
NADELMAN, L. (1974) Sex identity in American children: memory, knowledge,
and preference tests. Developmental Psychology, 10, 413-417.
WILLIAMS, J.E.; BENNETT, S.M. & BEST, D.L. (1975) Awareness and expression
of sex stereotypes in young children. Developmental Psychology, 11,635-642.
Psicol., Teori.,