Atendimento Precoce Domiciliar Para Crianças Excepcionais

Autores

  • Maria Luiza Mendonça Araújo Universidade de Brasília

Resumo

RESUMO ”” O artigo descreve um programa de atendimento a crianças excepcionais, desenvolvido com base na observação de comportamentos da criança e no levantamento de atitudes e expectativas da família. Foram atendidas 13 crianças, de idades entre 10 meses e 3 anos e 11 meses. A intervenção foi programada para cada caso individualmente e desenvolvida na própria casa da criança. Consistiu em: a) orientação geral à família, através da discussão dos problemas; b) treinamento da mãe ou outra pessoa da casa na execução de programas para desenvolver habilidades verbais e motoras (através de instruções e demonstrações). Os resultados indicaram que, após 3 meses de programa observaram-se mudanças na atitude das famílias e no comportamento das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNARD, K.E. & ERICKSON, M.L. (1978) Como educar crianças com problemas
de desenvolvimento. Porto Alegre: Ed. Globo.
BRONFENBRENNER, U. (1974) Is early intervention effective? Department of
Health, Education and Welfare Publication (OHD) 76-30025, Washington, D.C.
GESELL, A. & AMATRUDA, С (1976) Diagnóstico del desarrollo normal у anormal
del nino. Buenos Aires: Ed. Paidós.
HANSON, M.J. (1977) Teaching your Down's Syndrome infants: A guide for parents.
Baltimore: University Park Press.
KASS, E.R.; SIGMAN, M.; BRONWICH, R.F. & PARMELEE, A.H. (1975) Educational
intervention with high risk infants. Em Tjossen, T.D. (ed.) Intervention
strategies for high risk infants and young children. Baltimore: University Park
Press.
OLIVEIRA, A.J. (1979) A importância da estimulação precoce na prevenção dos
distúrbios do desenvolvimento infantil. Conferência proferida no Ciclo de Conferências
sobre Educação Especial. Brasília: Universidade de Brasília.
TJOSSEM, T.D. (1976) Intervention strategies for high risk infants and young children.
Baltimore: University Park Press.

Downloads

Publicado

2012-04-26

Como Citar

Mendonça Araújo, M. L. (2012). Atendimento Precoce Domiciliar Para Crianças Excepcionais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 1(1), 37–44. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/16797

Edição

Seção

Artigos