O que temos pesquisado sobre o Pibid Sociologia no Brasil: um levantamento preliminar
Palavras-chave:
Pibid Sociologia, Pibid, formação docente, ensino de Sociologia.Resumo
O presente artigo tem visa analisar as produções sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Sociologia. Para isso, foi construído um estado da arte, objetivando compreender como essa política pública criada para fortalecer o magistério contribui para a formação docente do ensino de sociologia na educação básica. As produções foram levantadas nas plataformas Periódicos Capes e Scielo por meio das palavras-chave “Pibid”, “Pibid Sociologia” e “Pibid Ciências Sociais”. Foram encontrados artigos entre os anos de 2013 a 2022, que foram organizados em três categorias analíticas: a) impasses na formação inicial, b) propostas e reflexões de práticas pedagógicas e c) relação Pibid-comunidade-juventude e discorridos no presente artigo. O artigo conta com um relato de experiência e traz reflexões para que se dê continuidade a pesquisas a respeito do Pibid Sociologia, sendo uma delas a construção do estado da arte de teses e dissertações sobre o tema.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; ALVES, Judas Tadeu Pereira. In: Danyelle Nillin Gonçalves (Org.). Ensino de Sociologia na Educação Básica: experiência do Pibid na formação de professores. Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, Pibid e outras experiências. Marília: Editora Pontes, p. 153-166, 2013.
ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; NILIN, Danyelle Gonçalves. A prática compreensiva na formação docente em Sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação À Docência. Belém: Revista Cocar, p. 77–86, 2013.
ALVES, Anderson de Souza; RIBEIRO, Gabriel B.; FELÍCIO, Julius Cezar; COELHO, Mariana Gomes; MIRANDA, Mayara S.; FERREIRA, Flávia Mendes. Desafios do ensino de Sociologia: Uma experiência do PIBID no Liceu de Humanidades de Campos. Niterói: Mundo Livre: revista multidisciplinar, vol. n. 2, p. 1-15, 2017.
ARAÚJO, Luciana Aparecida; MARTINS, Letícia Bernal; MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima. A Contribuição do PIBID/Ciências Sociais para a formação do professor de Sociologia. Marília: Educação em Revista, v. 20, n. 1, p. 7-24, 2019.
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanista. Petrópolis: Vozes, 1986.
BITENCOURT, Silvana Maria; RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. O evento “Ciclo de saberes: experiências com o ensino de Sociologia” no curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFMT. Cuiabá: Caminho Aberto, p. 106–110, 2016.
BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais, v. 48, n. 2, p. 256–281, 2017. BODART, Cristiano das Neves; TAVARES, Caio dos Santos. Quando o assunto é Sociologia Escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Fortaleza: Revista de Ciências Sociais, v. 51, n. 1, p. 353-396, 2020. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria Normativa CAPES n. 122, 2009.
BRASIL. Lei n. 11.684: inclui a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Brasília: 2 de junho de 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (org.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020.
CAVALCANTE, Paula Cristina Tenório. Dispositivos cinematográficos no processo de ensino aprendizagem em sociologia no IFPB/Jaguaribe: diálogos e práticas possíveis. João Pessoa: CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, p. 117–130, 2020.
CIGALES, Marcelo Pinheiro; PORTELA, Cristiane; ROSA, Bibiana; ALMEIDA, Gabriela; STUMPF, Paulo; SANTANA, Alice Rocha; SANTOS, Alexandre; AMORIM, Beatriz; OLIVEIRA, Beatriz; LUZ, Guilherme da; BATISTA, Celine; SILVA, Nathalia Luiza Alves; SOARES, Nathália Sofia Araújo; RIBEIRO, Gabriel Antônio da Silva; CONCEIÇÃO, Gabrielle Pereira da; ALCÂNTARA, Luiza; MIRANTA, Thaiane; RABELO, Gabriela; MENDONÇA, Júlia Duarte Pires de; SAMPAIO, Pedro; FERNANDA, Laísa; AGUIAR, Lauanny; SOUZA, Ricardo de. Oficinas didáticas interdisciplinares: proposições do Pibid História e Sociologia UnB 2020-2022. Brasília: Universidade de Brasília, 2022.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento do Distrito Federal: Caderno Ensino Médio. 1ª ed. Brasília: SEEDF, GDF, 2020.
DUQUE, Tiago; BOLFE, Ana Paula. Sociologia, formação de professores e interdisciplinaridade: Conquistas e desafios nas experiências do Pibid de Ciências Sociais na PUC-Campinas. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 262-275, 2015.
FAISTING, André Luiz; AGUIAR, Márcio Mucedula. Sociologia e Antirracismo: A experiência do PIBID no desenvolvimento de práticas pedagógicas de combate ao racismo e valorização da diferença étnico-racial. Paranaíba: Revista Interfaces da Educação, 2018, p. 184–202, 2018. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v. 23, p. 257-272, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
GONÇALVES, Danyelle Nilin; FILHO, Irapuan Peixoto Lima. Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o Pibid no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 2, n. 3, p. 81-100, 2014.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de Sociologia na educação básica. São Paulo: BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, p. 43-59, 2014.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Editora Elefante, 2020.
JUNQUEIRA, Marili Pires; PIMENTA, Rosângela Duarte. In: Haydée Caruso; Mario Bispo dos Santos (Org.). O PIBID e a formação docente em Ciências Sociais: permanências das possibilidades frente as novas diretrizes do programa. Rumos da Sociologia na Educação Básica: Reformas, resistências e experiências de ensino. Porto Alegre: Editora CirKula, 1. Edição, p. 169-185, 2019.
KRAEMER, Celso; MONTEIRO, Érica Fernanda. O poder disciplinar produz, a sociologia problematiza e o PIBID - Direitos Humanos resiste. Ipojuca: Revista Brasileira do Ensino Médio, 2021, v. 4, p. 14-22, 2021.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2. Edição, 2005.
MARTINS, Raiana. Escola cercada. João Pessoa: CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, p. 132–138, 2020.
MELLO, Roberta do Nascimento. Obras literárias como instrumento de ensino de Sociologia: a realidade social por trás das páginas de ficção. João Pessoa: CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, p. 101–115, 2020.
OLIVEIRA, Amurabi; BARBOSA, Vilma Soares Lima. Formação de professores em ciências sociais: desafios e possibilidades a partir do estágio e do PIBID. Natal: Revista Eletrônica Inter-Legere, v. 13, p. 140-162, 2013.
OLIVEIRA, A.; MELCHIORETTO, B. O ensino de sociologia como tema de pesquisa nas ciências sociais brasileiras. São Paulo: BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, p. 1-26, 2020.
PATROCÍNIO, Laís Barbosa. ANÁLISE DA PRÁTICA DE ENSINO E A FORMAÇÃO NO PIBID. Dossiê práticas de ensino e aprendizagem: A experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação. Belo Horizonte: Revista Científica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro Universitário de Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 66-73, 2017.
RODRIGUES, Francisco Xavier Freire; SILVA, Edilene da Cruz. O PIBID de Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso e a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica. São Leopoldo: Ciências Sociais Unisinos, v. 51, n. 3, p. 290-300, 2015.
SANTOS, Mario Bispo dos. O PIBID na área de Ciências Sociais: condições epistemológicas e perspectivas sociológicas: as perspectivas pública e cosmopolita. Revista Brasileira de Sociologia, v. 2, n. 3, p. 55-89, 2014. SANTOS, Mario Bispo dos. O PIBID na área de Ciências Sociais: da formação do sociólogo à formação do professor em Sociologia. Brasília: Sociedade e Estado, 2018. SANTOS, Rita de Cássia Melo; SILVA, Adriano Felix da; TOLEDO, Aline; MEDEIROS, Brenno Ricardo Ramos de; LIBERATO, Franklyn Sizernando (Ayra); CADORE, Marcelo; CAVALCANTE, Paula Cristina; MELLO, Roberta do Nascimento; CABRAL, Selma de Souza; MENDES, Tyago Carneiro; SILVA, Valter Gomes; WAGNER, Adolfo. CONHECER PARA INTERVIR: Diagnóstico do IFPB - João Pessoa para realização de atividades do PIBID/Sociologia UFPB. João Pessoa: CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 2020, p. 16–38.
SANTOS, Rita de Cássia Melo; WAGNER, Adolfo. Apresentação do dossiê “Por dentro do IFPB: Conhecer e expressar”. João Pessoa: CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 2020, p. 12–15.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Editores Associados, 2009.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Editores Associados, 2011.
SILVEIRA, Cristina Cruvello; Elisabete; PEREIRA, Natália; MOURA, Wallace. Sociologia no ensino médio e o PIBID: brincando, pensando e construindo práticas educativas com autonomia. Rio de Janeiro: Revista Interinstitucional Artes de Educar, 2017, p. 184–200.
SOUZA, Jordânia de Araújo; GAUDENCIO, Júlio Cezar; MORAIS, Leila Samira Portela de; SANTOS, Lúcia de Fátima. Formação docente e ensino remoto emergencial: experiências didáticas no Pibid/Sociologia. Maceió: Diversitas Journal, v. 7, n. 3, p. 2068-2086, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Beatriz Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.