Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Análise Crítica do Discurso, Democracia, Discurso Pedagógico

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo analizar cómo la Reforma do Ensino Médio (Ley 13.415/2017) y la Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCC afectaron la enseñanza de la Sociología y la organización del discurso pedagógico en los libros de texto actuales de Ciencias Humanas y Sociales. En este sentido, se implementó el Análisis Crítico del Discurso (Van Dijk, 2018) de dos colecciones de libros de texto aprobados por la convocatoria del Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021: Prisma: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de la editorial FTD y Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de la editorial Moderna. A través del análisis del discurso buscamos encontrar puntos de similitud y diferencia entre ambas colecciones. La investigación se centró en el concepto de democracia en los materiales didácticos. Se concluye que las recientes políticas educativas realizadas de manera apresurada y sin diálogo con la sociedad civil, sumado a los cambios ocurridos en el PNLD, impactaron los nuevos materiales didácticos del CHSA. Ante esto, si bien la Sociología continúa presente en estos libros, hubo un debilitamiento de los contenidos relacionados con el concepto de democracia, uno de los pilares de la tradición curricular de la disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BEZERRA, Marcos Otávio. Corrupção e produção do Estado. Revista Pós Ciências Sociais, v. 14, n. 27: 99-130, 2017.

BODART, Cristiano. das Neves; ESTEVES, Thiago de Jesus; TAVARES, Caio dos Santos. (2023). Os (As) autores(as) dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD-2021 e suas relações com a Sociologia Escolar. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, v.5, n.2, p.89–162, 2021.

BODART, Cristiano. das Neves. Ensino de Ciência Política: o que muda nos conteúdos com o novo PNLD?. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, v.6, n.2, p. 47–75, 2022.

BRAICK, Patrícia Ramos et al. Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Moderna, 2020. [6 volumes].

BRASIL. Base Curricular Nacional do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, e a

Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007 [...]. Brasília, 2017.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Sociologia: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital PNLD-2021. Programa Nacional

do Livro e do Material Didático. Brasília (DF). Ministério da Educação/Secretaria

de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Sociologia (OCNEM). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.

CIGALES, Marcelo; GREINERT, Diego. O debate sobre o currículo de ciências sociais: da lei 11.684/2008 à BNCC/2018. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n.2, p. 235-250, 2020.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: EdPUC-Rio, Apicuri, 2016.

MAÇAIRA, Júlia Polessa. O ensino de Sociologia e Ciências Sociais no Brasil e na

França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017. 342 f. Tese

(Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MARTINS, Isabel. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos do discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Proposições, v.17, n. I (49), p.117-136, 2006.

MELO, Valci. Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais. Horizontes, v. 39, n. 1, p. 1-16, 2021.

MORAES, A. C. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, v. 31, n. 85, p. 359-382, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Segmentar ou Recortar. Série Estudos, Faculdades Integradas de Uberaba, Uberaba-MG, n. 10, p. 9-26, 1984.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. Educando pelas métricas do mercado: as propostas do empresariado para a juventude da classe trabalhadora e a reforma do ensino médio. SciELO Preprints, 2021.

RAMA, Maria Angela Gomez et al. Prisma: Ciências Humanas. São Paulo: FTD, 2020. [6 volumes].

SILVA, Ileizi Fiorelli.; ALVES NETO, Henrique Fernandes. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014-2018). Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 262-283, 20 abr. 2020.

TAVARES, Caio dos Santos; QUEIROZ, Diego da Silva Guimarães. O conceito de democracia nos livros didáticos do PNLD 2018 e 2021. In: Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco, VIII, 2021, Pernambuco. Anais do 8º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, Editora Realize, 2021, p. 4059-4075.

VAN DIJK, Teun Adrianus. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2018.

Publicado

2023-12-28 — Actualizado el 2024-01-25

Versiones

Cómo citar

BLANCO, Felipe. Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 114–133, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50789. Acesso em: 23 nov. 2024.