Arqueologia de Projeto de Vida: Compreender o componente curricular na nova reforma do Ensino Médio brasileiro

Autores/as

Palabras clave:

Projeto de vida, Reforma do Ensino Médio, Ensino de Sociologia

Resumen

Proyecto de vida llegó como novedad en la nueva reforma del la escuela secundaria brasileña y gran parte de la comunidad desde el primer momento, acogió este tejido con distintas percepciones, al límite como parte de un inicio muy incómodo/incómodo, sobre todo porque de la trama dentro de una agenda de marketing. ¿Quién soy yo? ¿Lo que quiero ser? ¿Qué quiero para mi vida? Estas son preguntas emblemáticas para diferentes estudiantes y jóvenes, no se aplican sin inferencias de su realidad social. Este futuro está dotado de sentido frente a estas diferentes realidades. El proyecto de vida como componente curricular del modelo de carreras de la nueva Secundaria parece construirse y en ese sentido será objeto de grandes disputas. Pasamos por una fase de resistencia de este modelo porque observamos debilidades formativas, especialmente para el escenario nacional y su idiosincrasia de nuestra estructura educativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogéria da Silva Martins , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), Doutora em Políticas Públicas, no Centro de Ciências Sociais e Humanidades, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com Pós-Doutoramento na Universidade do Porto, no Instituto de Sociologia, investigando encarceramento feminino. Atualmente é professora associada I do Departamento de Ciências Sociais, na Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Concentra estudos no campo da sociologia jurídica e direitos humanos, focando na produção das desigualdades das instituições sociais, no âmbito da justiça penal, sobretudo com cortes de gênero, numa leitura dos direitos humanos. Nessa trajetória desenvolveu pesquisas com diferentes atores sociais: crianças e adolescentes, jovens, mulheres e magistrados. Com trabalhos de campo em diferentes consultorias, desenvolveu também experiência com atores em contextos sociais diferenciados como indígenas e quilombolas. Nas atividades de ensino, seguindo a linha investigativa dos direitos humanos, na Licenciatura em Ciências Sociais, desenvolve experiência na área de ensino, pesquisa e extensão com foco no ensino de sociologia, sobretudo em contextos diferenciados de ensino, que envolve motivações e metodologias diferenciadas de ensino de sociologia para grupos específicos. É membro do Núcleo de Estudos em Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos, coordenando o Laboratório de Modalidades Diferenciada de Ensino. Atualmente tem concentrado estudos nas instituições prisionais, focando na educação na prisão e nas condicionalidades do encarceramento feminino em perspectivas comparadas. Membro Associado da Rede de Pesquisadores sobre Privação e Restrição de Liberdade.

Paulo Cesar Pontes Fraga , Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2019-2021) e foi diretor do Centro de Pesquisas Sociais (2011-2014). Atualmente coordena Núcleo de Estudos sobre política de drogas, violências e direitos humanos (NEVIDH), o Laboratório Social da Cannabis (LSC) e é membro do colegiado do Departamento de Ciências Sociais. Foi professor colaborador do doutorado em Ciencias Sociales com concentração em Estudos Rurais do Centro de Estudios Rurales do Colégio de Michoacán, México (2020-2021), pesquisador visitante da École de Criminologie, Université de Montréal (2010-2011); professor visitante da Universidade Católica Portuguesa-Porto (2019-2020) e compõe a Reseau Cannabis Sud, sediada no C. Émile Durkheim-U. Bordeaux. É bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e foi Visiting Scholar do Centre for Studies in Human Development. da UCP-PORTO (2018-2019). É editor associado da Revista Saúde e Sociedade. Foi pesquisador visitante da Fundação Oswaldo Cruz, consultor da UNESCO e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz. É conselheiro da Comissão Científica da Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos. Foi parecerista do “Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais” Edital 2022. É membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Brasileira Multidisciplinar de Drogas (ABRAMD) e da Society for Social Studies of Science (4S). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Política de drogas, Cultivos ilícitos Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, drogas, políticas públicas, direitos humanos e adolescente.

Marili Peres Junqueira, Universidade de Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Sociologia (2004) pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara/SP. Atualmente é professora associada ligada ao Instituto de Ciências Sociais (Incis) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade de Federal de Uberlândia (UFU). Atua principalmente com Imigração, Sociologia Urbana e Ensino de Sociologia. Autora, entre outras publicações, do artigo “Primavera secundarista: as ocupações nas escolas estaduais públicas de Uberlândia-MG em 2016” publicado na Revista Teoria e Cultura, v. 12, 2017. Foi coordenadora do subprojeto de Ciências Sociais do PIBID/UFU/CAPES (2011-2018) e do subprojeto Sociologia da Residência Pedagógica UFU/CAPES (2018-2020).

Citas

BARROS, José Assunção. Contribuições para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA, UNIPAM, v. 11, p. 205-216, ago/2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321016723_Contribuicao_para_o_estudo_dos_campos_disciplinares. Acesso em: 04 abr. 2021.

BENITES, V. L. A. A política de Ensino Médio no estado de Pernambuco: um protótipo de gestão da educação em tempo integral. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014.

BERNSTEIN, BASIL. A estrutura do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino Fundamental. Ministério da Educação, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino Médio. Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Lei n. 10.639 de 09 de janeiro e 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

BRASIL. Lei n. 12.852 de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 04 abr. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n. 6.840 de 2013. Da comissão especial destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio. Comissão Especial Para Reformulação do Ensino Médio. CEENSI. Documento orientador para os Seminários estaduais. Câmara dos Deputados, 2013.

CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do Ensino Médio de 2017. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 35, e 2010 60, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100425&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 abr. 2023. Epub 04-Out-2019. https://doi.org/10.1590/0102-4698201060.

DAMON, Willian O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2008.

DAMON, Willian; MENON, Jenni; BRONK, Kendall. The development of purpose during adolescence. Applied Developmental Science [online], v. 7, n. 3, p. 119-128, out. 2003. Disponível em: https://web.stanford.edu/group/adolescence/cgi-bin/coa/sites/default/files/devofpurpose_0.pdf. Acesso em: 04 abr. 2021.

DANZA, Hanna. Cebel. Conservação e mudança dos projetos de vida de jovens: um estudo longitudinal sobre educação em valores. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAYRELL, Juarez; LEÃO, Geraldo; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e Ensino Médio. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Jr9sGWbKhNRCFwFBMzLg34v/?lang=pt#. Acesso em: 04 abr. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999a.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 14. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999b.

FRANKL, Viktor. A busca do sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 1991.

MARTINS, Rogéria da Silva; FRAGA, Paulo Cesar Pontes. Ensino de Sociologia na França, Portugal e Brasil: Uma perspectiva comparada diante das idiossincrasias da reforma do Ensino Médio brasileiro. Latitude 14 (Esp.): 2021. p. 161-88. https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp. 11387.

MORENO, Marimón, M.; SASTRE VILARRASA, G.; BOVET, M. e LEAL, A. Conhecimento e mudança - modelos organizadores na construção do conhecimento. São Paulo/Campinas: Moderna/Unicamp, 1999.

NÓBREGA, Simone Andrade. O Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação: mudanças no trabalho docente e valorização profissional da rede estadual de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, 2016.

PUIG, Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

PUIG, Josep Maria.; MARTÍN Garcia, Xus. La educación moral en la escuela. Barcelona: Edebe, 1998.

REPETTO, Elvira. et all. Guidance in the área of sócio-emotional competences for secundary studentes in multicultural contexts. Eletronic Journal of Research in Educational Psychology, n. 11, v. 5, p. 159-178, 2007. Disponível em: http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1232. Acesso em: 31 mar. 2021. http://dx.doi.org/10.25115/ejrep.v5i11.1232

REPETTO, Elvira. Orientación intercultural e inclusión social. Anais da Conferência Internacional de Orientação Social – Inclusión and Career Development, 2006.

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M.. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 01 abr. 2022.

SHIROMA, Eneida Oto, CAMPOS, Roselane Fatima e GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teóricos-metodológicos para análise de documentos. Percpectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul/dez, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 01 abr. 2021. https://doi.org/10.5007/%25x.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

VIEIRA, Maria Manuel. A nova reforma curricular do ensino secundário: questões para um debate. A Sociologia e o Ensino Secundário: Lugares, Saberes e Itinerários. Actas do Encontro Temático Intercongressos, Oeiras, APS, 2002. Disponível em: https://associacaoportuguesasociologia.pt/cms/docs_prv/docs/DPR461522d057ebb_1.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.

Publicado

2023-12-28 — Actualizado el 2024-01-25

Versiones

Cómo citar

MARTINS , Rogéria da Silva; FRAGA , Paulo Cesar Pontes; JUNQUEIRA, Marili Peres. Arqueologia de Projeto de Vida: Compreender o componente curricular na nova reforma do Ensino Médio brasileiro. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 12–31, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50489. Acesso em: 11 may. 2024.