Arqueologia de Projeto de Vida: Compreender o componente curricular na nova reforma do Ensino Médio brasileiro
Keywords:
Projeto de vida, Reforma do Ensino Médio, Ensino de SociologiaAbstract
Life Project arrived as a novelty in the new reform of the Brazilian High School and a large part of the community from the first moment, welcomed this weaving with different perceptions, at the limit as part of a very uncomfortable / uncomfortable beginning, especially because of the plot within an agenda marketing. Who I am? What I want to be? What do I want for my life? These are emblematic questions for different students and youth, they do not apply without inferences from their social reality. This future is endowed with meaning in the face of these different realities. Life project as a curricular component of the careers model of the new High School seems to be built and in this sense, it will be the object of great disputes. We went through a resistance phase of this model because we observed formative weaknesses, especially for the national scenario and its idiosyncrasies of our educational structure.
Downloads
References
BARROS, José Assunção. Contribuições para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA, UNIPAM, v. 11, p. 205-216, ago/2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321016723_Contribuicao_para_o_estudo_dos_campos_disciplinares. Acesso em: 04 abr. 2021.
BENITES, V. L. A. A política de Ensino Médio no estado de Pernambuco: um protótipo de gestão da educação em tempo integral. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014.
BERNSTEIN, BASIL. A estrutura do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino Fundamental. Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino Médio. Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Lei n. 10.639 de 09 de janeiro e 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
BRASIL. Lei n. 12.852 de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 04 abr. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n. 6.840 de 2013. Da comissão especial destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio. Comissão Especial Para Reformulação do Ensino Médio. CEENSI. Documento orientador para os Seminários estaduais. Câmara dos Deputados, 2013.
CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da reforma do Ensino Médio de 2017. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 35, e 2010 60, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100425&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 abr. 2023. Epub 04-Out-2019. https://doi.org/10.1590/0102-4698201060.
DAMON, Willian O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2008.
DAMON, Willian; MENON, Jenni; BRONK, Kendall. The development of purpose during adolescence. Applied Developmental Science [online], v. 7, n. 3, p. 119-128, out. 2003. Disponível em: https://web.stanford.edu/group/adolescence/cgi-bin/coa/sites/default/files/devofpurpose_0.pdf. Acesso em: 04 abr. 2021.
DANZA, Hanna. Cebel. Conservação e mudança dos projetos de vida de jovens: um estudo longitudinal sobre educação em valores. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2019.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DAYRELL, Juarez; LEÃO, Geraldo; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e Ensino Médio. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Jr9sGWbKhNRCFwFBMzLg34v/?lang=pt#. Acesso em: 04 abr. 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999a.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 14. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999b.
FRANKL, Viktor. A busca do sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 1991.
MARTINS, Rogéria da Silva; FRAGA, Paulo Cesar Pontes. Ensino de Sociologia na França, Portugal e Brasil: Uma perspectiva comparada diante das idiossincrasias da reforma do Ensino Médio brasileiro. Latitude 14 (Esp.): 2021. p. 161-88. https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp. 11387.
MORENO, Marimón, M.; SASTRE VILARRASA, G.; BOVET, M. e LEAL, A. Conhecimento e mudança - modelos organizadores na construção do conhecimento. São Paulo/Campinas: Moderna/Unicamp, 1999.
NÓBREGA, Simone Andrade. O Programa de Modernização da Gestão Pública - Metas para a Educação: mudanças no trabalho docente e valorização profissional da rede estadual de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, 2016.
PUIG, Josep Maria. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
PUIG, Josep Maria.; MARTÍN Garcia, Xus. La educación moral en la escuela. Barcelona: Edebe, 1998.
REPETTO, Elvira. et all. Guidance in the área of sócio-emotional competences for secundary studentes in multicultural contexts. Eletronic Journal of Research in Educational Psychology, n. 11, v. 5, p. 159-178, 2007. Disponível em: http://ojs.ual.es/ojs/index.php/EJREP/article/view/1232. Acesso em: 31 mar. 2021. http://dx.doi.org/10.25115/ejrep.v5i11.1232
REPETTO, Elvira. Orientación intercultural e inclusión social. Anais da Conferência Internacional de Orientação Social – Inclusión and Career Development, 2006.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M.. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 01 abr. 2022.
SHIROMA, Eneida Oto, CAMPOS, Roselane Fatima e GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teóricos-metodológicos para análise de documentos. Percpectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul/dez, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769. Acesso em: 01 abr. 2021. https://doi.org/10.5007/%25x.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
VIEIRA, Maria Manuel. A nova reforma curricular do ensino secundário: questões para um debate. A Sociologia e o Ensino Secundário: Lugares, Saberes e Itinerários. Actas do Encontro Temático Intercongressos, Oeiras, APS, 2002. Disponível em: https://associacaoportuguesasociologia.pt/cms/docs_prv/docs/DPR461522d057ebb_1.pdf. Acesso em: 01 abr. 2021.
Downloads
Published
Versions
- 2024-01-25 (2)
- 2023-12-28 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.