Os Livros didáticos como objeto da Sociologia

Authors

Keywords:

livro didático, ensino de Sociologia, história da disciplina

Abstract

This article deals with Sociology textbooks, understanding them as fundamental objects for the history and trajectory of this field of knowledge, as well as for the school subject of Sociology. By characterizing what this rich and complex object is about, as well as how it is articulated with Sociology in particular, the aim is to contribute to studies in the subfield of sociology teaching, as well as to promote the deepening of theoretical, methodological reflections and sociology teaching practices. Thus, it deals with the definition of the object and the articulation of textbooks with the history of school sociology, recognizing that as a specific cultural capital, in the expression of Pierre Bourdieu.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, Eva Maria S.; COSTA, Patrícia Rosalba Salvador Moura. Aspectos históricos da cadeira de sociologia nos estudos secundários, 1892-1925. Revista Brasileira de História da Educação, UEM, v. 6, n.1 2, p. 31-52, 2006.

AZEVEDO, Gustavo Cravo de. 2014. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BARBOSA, Rui. Reforma do Ensino Secundário e Superior. Volume IX, 1882. In: Obras Completas de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde e Educação, 1941. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/rbonline/obrasCompletas.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

BASTOS, Aurélio Wander. O ensino jurídico no Brasil. Rio de Janeiro: Lúmen Júris Lida, 1998.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de letras, 2002.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar: 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BODART, Cristiano das Neves. A construção conceitual e empírica do “subcampo” do ensino de Sociologia. In: BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. (orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil. Vol. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. p. 11-38.

BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro. O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas, 1890-1900. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Hist. Cienc. Saude-Manguinhos, v. 28, mar. 2021.

BODART, C. DAS N.; MARCHIORI, C. R.. Fragmentos da história do ensino de sociologia no Brasil: Figueiredo e seu manual escolar de Sociologia de 1917. Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, 2021.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (org.). 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2015a.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2015.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 03 de junho de 2008.

BRASIL. Lei ordinária nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei de Diretrizes e Bases, dentre outros. Brasília: Presidência da República, [2017].

BRITO, Flávio Ramalho de. O retorno de um professor à sala de aula. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, 28 nov. 2022. Notícias. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/ppge/contents/noticias/o-retorno-de-um-professor-a-sala-de-aula. Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. São Paulo: Editora UNESP, 2013

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. 1. reimpressão. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Editora UNESP, 1998.

CHOPPIN, Alain. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Tradução: Maria Helena Camara Bastos. Revista História da Educação, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 9-75, 2009.

CHOPPIN, Alain. Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial. Educação e Pesquisa [online], v. 46, 2020.

CIGALES, Marcelo Pinheiro; OLIVEIRA, Amurabi. Aspectos metodológicos na análise de manuais escolares: uma perspectiva relacional. Rev Bras Hist Educ, v. 20, 2020

ENGERROFF, Ana Martina Baron. Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ENGERROFF, Ana Martina Baron. A Sociologia no Ensino Médio: a produção de sentidos para a disciplina através dos livros didáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Ciência Política) –Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ESCOLANO, Agustín Benito. Sobre la construcción histórica de la manualística en España. Revista Educación y Pedagogía, v. 13, 2001

ESCOLANO, Agustin. El manual como texto. Revista Pro-Posições, v. 23, n. 03, p. 33-50, set./dez. 2012.

FERREIRA, Vanessa do Rêgo; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (impresso), v. 37, n. 01, 2015.

HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica. In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017. p. 288-369.

LAJOLO, Marisa. Sessão enfoque: o livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 69, jan./mar. 1996.

MACHADO, Celso S. O ensino de sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115-148, jan./jun.1987.

MACHADO, Olavo. Ensino de ciências sociais na escola média. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

MAÇAIRA, Julia Polessa. 2017. O ensino de sociologia e ciências sociais no Brasil e na França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. Tese (Doutorado) –Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, Rio de Janeiro, 2017.

MEUCCI, Simone. Os livros didáticos da perspectiva da sociologia do conhecimento: uma proposição teórico-metodológica. Revista Brasileira de História da Educação, v. 20, 2020.

MEUCCI, Simone. Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 31-66, 2007.

MEUCCI, Simone. A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MUNAKATA, Kazumi. A legislação como fonte de história do livro didático, numa época em que supostamente não havia leis sobre isso e muito menos a história do livro didático. In: MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I.C.A.S. (orgs.). História do ensino de leitura e escrita: métodos e material didático. São Paulo; Marília: Editora Unesp; Oficina Universitária, 2014.

OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. O livro didático. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986. 141 p.

OLIVEIRA, João Batista Araújo; GUIMARÃES, Sônia Dantas Pinto; BOMÉNY, Helena Maria Bousquet. A politica do livro didático. São Paulo: Summus, 1984. 139 p.

OSSENBACH, Gabriela; SOMOZA, Miguel. Introducción. In: OSSENBACH, Gabriela; SOMOZA, Miguel. Los manuales escolares como fuente para la historia de la educacion em América Latina. Madrid: Universidad Nacional de Educacion a Distancia, 2001.

PERUCCHI, Luciane. 2009. Saberes Sociológicos nas escolas de nível médio sob a ditadura militar: os livros didáticos de OSPB. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

PESSO, Ariel Engel. O ensino do Direito no Brasil: das faculdades livres à reforma Francisco Campos. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SARANDY, Flávio. M. A sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de sociologia para o ensino médio no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004

SAVIANI, Demerval. A política educacional no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol. III, Século XX. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-38

SILVA, Gabriela Montez Holanda Da. 2015. Formando o Cidadão e Construindo o Brasil: a socialização política nos manuais de Educação Moral e Cívica e de Sociologia. 2015. Mestrado em (Sociologia e Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

ZACHARIAS, Mariana Rocha. Espaços e processos educativos do Ginásio Paranaense: os ambientes especializados e seus artefatos (1904-1949). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

Published

2023-12-28 — Updated on 2024-01-25

Versions

How to Cite

BARON ENGERROFF, Ana Martina. Os Livros didáticos como objeto da Sociologia. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 92–113, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50419. Acesso em: 21 nov. 2024.