Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Análise Crítica do Discurso, Democracia, Discurso Pedagógico

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCC afetaram o ensino de Sociologia e a organização do discurso pedagógico dos atuais livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Nesse sentido, implementou-se a Análise Crítica do Discurso (Van Dijk, 2018) de duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021:Prisma: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da editora FTD e Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da editora Moderna. Buscou-se por meio da análise do Discurso encontrar os pontos de semelhanças e de diferenças entre ambas as coleções. A pesquisa teve como recorte o conceito de democracia nos materiais didáticos. Conclui que as políticas educacionais recentes realizadas às pressas e sem diálogo com a sociedade civil, junto com as mudanças ocorridas no PNLD impactaram nos novos materiais didáticos de CHSA. Dado isso, apesar da Sociologia continuar presente nesses livros, houve uma fragilização dos conteúdos relacionados ao conceito de democracia, um dos pilares da tradição curricular da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BEZERRA, Marcos Otávio. Corrupção e produção do Estado. Revista Pós Ciências Sociais, v. 14, n. 27: 99-130, 2017.

BODART, Cristiano. das Neves; ESTEVES, Thiago de Jesus; TAVARES, Caio dos Santos. (2023). Os (As) autores(as) dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD-2021 e suas relações com a Sociologia Escolar. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, v.5, n.2, p.89–162, 2021.

BODART, Cristiano. das Neves. Ensino de Ciência Política: o que muda nos conteúdos com o novo PNLD?. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, v.6, n.2, p. 47–75, 2022.

BRAICK, Patrícia Ramos et al. Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Moderna, 2020. [6 volumes].

BRASIL. Base Curricular Nacional do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, e a

Lei nº 11.494, de 20 de junho 2007 [...]. Brasília, 2017.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Sociologia: Ensino Médio. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital PNLD-2021. Programa Nacional

do Livro e do Material Didático. Brasília (DF). Ministério da Educação/Secretaria

de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Sociologia (OCNEM). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006.

CIGALES, Marcelo; GREINERT, Diego. O debate sobre o currículo de ciências sociais: da lei 11.684/2008 à BNCC/2018. Revista Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n.2, p. 235-250, 2020.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: EdPUC-Rio, Apicuri, 2016.

MAÇAIRA, Júlia Polessa. O ensino de Sociologia e Ciências Sociais no Brasil e na

França: recontextualização pedagógica nos livros didáticos. 2017. 342 f. Tese

(Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MARTINS, Isabel. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos do discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Proposições, v.17, n. I (49), p.117-136, 2006.

MELO, Valci. Desnaturalizando os privilégios: o discurso dos livros didáticos de Sociologia sobre as desigualdades sociais. Horizontes, v. 39, n. 1, p. 1-16, 2021.

MORAES, A. C. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, v. 31, n. 85, p. 359-382, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Segmentar ou Recortar. Série Estudos, Faculdades Integradas de Uberaba, Uberaba-MG, n. 10, p. 9-26, 1984.

QUADROS, Sérgio Feldemann de; KRAWCZYK, Nora. Educando pelas métricas do mercado: as propostas do empresariado para a juventude da classe trabalhadora e a reforma do ensino médio. SciELO Preprints, 2021.

RAMA, Maria Angela Gomez et al. Prisma: Ciências Humanas. São Paulo: FTD, 2020. [6 volumes].

SILVA, Ileizi Fiorelli.; ALVES NETO, Henrique Fernandes. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014-2018). Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 262-283, 20 abr. 2020.

TAVARES, Caio dos Santos; QUEIROZ, Diego da Silva Guimarães. O conceito de democracia nos livros didáticos do PNLD 2018 e 2021. In: Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco, VIII, 2021, Pernambuco. Anais do 8º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, Editora Realize, 2021, p. 4059-4075.

VAN DIJK, Teun Adrianus. Discurso e Poder. São Paulo: Contexto, 2018.

Downloads

Publicado

12/28/2023 — Atualizado em 01/25/2024

Versões

Como Citar

BLANCO, Felipe. Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 114–133, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50789. Acesso em: 23 nov. 2024.