Análise do discurso do conceito de democracia nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do PNLD 2021
Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Análise Crítica do Discurso, Democracia, Discurso PedagógicoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio – BNCC afetaram o ensino de Sociologia e a organização do discurso pedagógico dos atuais livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Nesse sentido, implementou-se a Análise Crítica do Discurso (Van Dijk, 2018) de duas coleções de livros didáticos aprovadas pelo edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021:Prisma: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da editora FTD e Moderna Plus: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da editora Moderna. Buscou-se por meio da análise do Discurso encontrar os pontos de semelhanças e de diferenças entre ambas as coleções. A pesquisa teve como recorte o conceito de democracia nos materiais didáticos. Conclui que as políticas educacionais recentes realizadas às pressas e sem diálogo com a sociedade civil, junto com as mudanças ocorridas no PNLD impactaram nos novos materiais didáticos de CHSA. Dado isso, apesar da Sociologia continuar presente nesses livros, houve uma fragilização dos conteúdos relacionados ao conceito de democracia, um dos pilares da tradição curricular da disciplina.
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